Ondas de Impacto, o movimento que gerou mais de 210 ações de impacto socioambiental
9 de fevereiro de 2021Modelos de Negócio da Economia Colaborativa
1 de março de 2021Não é novidade para ninguém que os acontecimentos mais recentes mudaram a forma de nos relacionarmos com o mundo, inclusive em relação ao consumo. Entender as novas tendências do consumidor é ideal para a estruturação de um plano de negócio coerente e definição de estratégias.
Pensando nisso e já para ter um outro olhar em 2021, separamos aqui algumas tendências:
1 LONGEVIDADE E SUSTENTABILIDADE
As questões ambientais estão mais em pauta do que nunca, segundo uma pesquisa realizada pelo Mercado Livre, houve um crescimento de 55% na busca por produtos sustentáveis na América Latina, entre julho de 2019 e maio de 2020. No Brasil, 1,4 milhões de consumidores têm preferência por esses produtos.
Hoje em dia, temos uma gama muito grande de produtos sustentáveis que estão disponíveis em nosso dia a dia, como por exemplo os kits de copos retrátil de silicone, canudos de inox, garrafas de alumínio, ecobags e até escovas de bambu e esponjas orgânicas. Junto com esses produtos, temos também empresas que seguem o Tripé de Sustentabilidade, e hoje são empresas certificadas pelo Sistema B, como a Editora Voo, Beegreen, Mãe Terra, Meu Copo Eco, Natura Cosméticos SA, Pantys, Positiva, Reserva entre muitas outras pelo Brasil e pelo mundo.
2 PEQUENAS EMPRESAS EM ALTA
Novas tendências do consumidor jogam luz também aos pequenos negócios locais, que na quarentena trouxe grande preocupação em relação ao bem estar e permanência desses negócios. O próprio Instagram criou o selo ‘Compre em pequenas empresas’. Aqui no Impact Hub, divulgamos e fizemos parte do Covida 20, um programa de financiamento que busca financiar pequenos negócios de impacto durante a pandemia do novo Coronavírus.
A preocupação também se estendeu à esfera dos consumidores, segundo uma pesquisa da Opinion Box, 49% das pessoas disseram que, nesse momento, dão preferência para pequenas empresas e 57% acreditam que esse hábito vai se manter depois da pandemia.
E você, está consumindo mais de produtores e empresas pequenas e locais?
Deixe aqui nos comentários suas dicas e experiências. 😉
3 EMPATIA
Este período também tem sido de grande preocupação com a saúde mental. No Brasil, as buscas no Google relacionadas a transtornos psicológicos dispararam e, de acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 74% disseram que a pandemia trouxe impactos emocionais negativos.
Com isso, percebemos que a empatia deve virar regra: os consumidores estão abalados. Então na hora do atendimento, a simpatia e o cuidado devem estar em primeiro lugar. Afinal, um bom atendimento ao cliente pode geral fidelidade e um consumidor fã da marca e mais do que isso, um excelente influenciador e propagador dos seus produtos e serviços para pessoas e empresas que talvez não seriam possíveis alcançar.
Então vamos juntos cuidar um dos outros, consumir com consciência, ajudando os empreendimentos locais e também o nosso planeta com opções e produtos sustentáveis. Gostou do conteúdo? Compartilhe com a sua rede!
Texto escrito por Impact Hub Belo Horizonte e adaptado por Jéssica Vieira.