Por que entender o seu consumidor é a chave do Marketing?
2 02America/Sao_Paulo outubro 02America/Sao_Paulo 2017Um coworking em que as contas fecham
26 26America/Sao_Paulo outubro 26America/Sao_Paulo 2017Por Andre Saganski do Impact Hub Curitiba.
Quando você ou sua empresa foram “hackeados”?
Nesse exato momento você pode estar espantado ou pode estar rindo dessa pergunta.
A segunda reação é a mais comum dentre as pessoas que participam de nossos cursos, palestras ou contratam nossas consultorias.
Acham engraçado a ênfase que damos para a importância de manterem seus dispositivos atualizados (não só computadores, notebooks e celulares; temos em nossas casas e empresas modems, roteadores wireless, smart TVs, assistentes pessoais, sistemas de segurança e automação; temos em nossos corpos smartwatches, pulseiras, gadgets para atividades físicas e até mesmo implantes! Estamos realmente “bem conectados”), instalarem um antivírus, um firewall, um IPS.
Acham desnecessário que todos entendam um pouco mais sobre esse mundo digital que hoje é um reflexo das nossas vidas.
Já ouvimos gargalhadas quando falamos sobre senhas de 12 caracteres e autenticação em dois ou três fatores. Ou sobre cuidados com “quem” e “como” se conectam em nossas redes (cabeadas ou wireless). Ou sobre a necessidade de especialistas em segurança digital nas empresas.
“Quem vai nos atacar? Somos pequenos demais!”
“Quem vai nos atacar? Somos grandes e já devemos ter alguém cuidando disso para nós!”
“Eu não sou ninguém, porque alguém iria querer minhas informações? E qualquer coisa a polícia prende ele!”
Bom, se você é correntista de um dos maiores bancos do país, sim, você foi “hackeado” no final do ano passado. Se você é cliente de uma grande corretora de valores nacional, possivelmente teve seus dados expostos em algum momento em 2013. Segundo trimestre de 2017, o mundo ficou assustado quando hospitais e indústrias pararam por terem seus computadores “hackeados” (incluindo uma multinacional da área de telecomunicações e um hospital em Barretos, São Paulo). Se você tinha ou tem uma conta no LinkedIn ou no Yahoo, sim, você também foi impactado. Clientes da Deloitte foram afetados em escala global.
O parágrafo anterior poderia ser muito maior. Mas vamos ao que interessa. Não tenha vergonha, você foi uma vítima. Agora nos conte: quando você foi “hackeado”?