Hello world!
21 de junho de 2018Impact Women em Curitiba sugere estratégias para o protagonismo das mulheres
31 de julho de 2018Curitiba é uma das cinco cidades do mundo a integrar o Mash Up Latam, realizado gratuitamente na quinta 26/07/2018, que discute um dos 17 objetivos da Agenda 2030 da ONU.
Igualdade de gênero é um tema que precisa ultrapassar a discussão. Precisamos mergulhar no assunto, compreender e mudar a perspectiva para quebrar o tabu, seja no mercado de trabalho ou nas situações diárias, em casa, na rua, ou seja, na vida. Mulheres que entendem bem a luta para essa meta igualitária estarão conectadas em Curitiba, junto com pessoas de outras partes do mundo, para debater esse tema no ‘Impact Women Global 2018’, realizado na próxima quinta, dia 26 de julho de 2018, na sede do Impact Hub Curitiba.
O encontro é apenas uma das ações de Impact Women, uma comunidade formada por diferentes grupos femininos de Curitiba e Região, aberto a todos que acreditam na força e no impacto que ocorrem ao incentivar mulheres a serem protagonista no meio em que vivem. Cinco cidades ao redor do mundo integram a ação realizada na mesma data.
Nesta edição, o Mash Up em Curitiba terá a convidada global Christiane Pinto, recrutadora da Google Brasil; as convidadas locais Daviane Chemin, presidente da AbrhPR e da FGV e Regina Arns presidente do MEX Brasil e Diretora Executiva da Lapidus Gestão Empresarial como palestrantes. (Veja abaixo o perfil das convidadas). Além delas, a fundadora do Instituto Ser, Susan Albertoni, será a facilitadora da noite que ainda terá a participação de mulheres com uma trajetória impactante em Curitiba, entre elas Lênia Luz, Alessandra Belles, Danielle Fausto, Carol Abreu, Débora Saldanha e outras.
O protagonismo feminino em diferentes áreas, como educação, política, empreendedorismo, sociedade, carreira e até nas lideranças empresarias, estará em pauta, assim como a responsabilidade compartilhada na vida pessoal com companheiros e familiares.
O assunto vai ser debatido em projeção internacional, afinal, o Mash Up Latam é simultâneo e mundial: vai ocorrer ao mesmo tempo nas cidades selecionadas. Além da capital paranaense e de São Paulo (SP), o evento será realizado em Monterrey ( México), San Jose ( Costa Rica) e San Salvador ( San Salvador).
“Desde seu início, o Impact Women vem junto com diversos desafios que têm levantado pauta para os próximos eventos. Para mim, é um prazer estar à frente desse programa aqui em Curitiba, pois tenho a oportunidade de unir em um mesmo local grandes nomes que já viabilizam e trabalham para o que o protagonismo feminino seja uma realidade em Curitiba” Valquiria Rumor, articuladora do Impact Women no Impact Hub Curitiba.
Veja aqui como fazer a sua inscrição gratuita
Como é o cenário de oportunidades profissionais no Brasil e no mundo? Como elas fazem para conciliar a carreira e vida pessoal? Como elas são tratadas em casa e no trabalho, comparada aos homens? Há uma cooperação para auxiliá-las nas responsabilidades?
Esse são alguns dos questionamentos que você, seja homem ou mulher, é convidado a compartilhar, discutir e conhecer melhor conceitos e exemplos reais de pessoas que fazem a diferença para começar, assim, todos começarmos a construir e mais ainda, dar continuidade ao 5º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU: Igualdade de gênero.
Por que é importante participar?
A proposta da ONU é fortalecer a paz universal com mais liberdade e um desenvolvimento sustentável. Esses objetivos impactam diretamente na qualidade de vida no planeta e de cada cidadão. Quanto mais conscientização, mais transformamos nossas atitudes e, consequentemente, mudamos o mundo.
O encontro dará voz a todos os participantes e permitirá o intercâmbio de informações e experiências, assim como todos terão a possibilidade de sugerir iniciativas e ideias para contribuir na redução da desigualdade de gênero de forma real!
Tá achando que é “mimimi” ou papo de feminista?
Os números vão ajudar a você compreender melhor como sua irmã, sua mãe, namorada ou qualquer mulher que conviva – ou você mesma que esteja lendo este artigo – estão, e muito, em desvantagem quando o tema é campo profissional, por exemplo. Do estágio ao cargo de presidente, as mulheres são minoria e, pior: quando conseguem chegar lá ganham menos que os homens.
Uma estagiária recebe 14,06% a menos que um estagiário. Uma presidente, diretora ou gerente de empresa chega a perder 31,84% do salário, comparado aos colegas da mesma função. Os dados são de uma pesquisa da Catho. Não há critérios que justifiquem essas diferenças, o que nos faz deduzir que os valores são diferentes simplesmente porque são mulheres!
Este é somente um dos setores que é possível mensurar, em números, as consequências da desigualdade entre gêneros. Há muitas questões sociais, psicológicas, comportamentais e culturais que geram forte impacto na qualidade de vida, na questão financeira e até mesmo na saúde de mulheres ao redor do mundo.
CONVIDADA GLOBAL
Christiane Pinto
Possui graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Jornalismo pela Universidade de São Paulo(2013). Atualmente é Analista de Programas de Pessoas da Google Brasil Internet. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional.
Mas Christiane vai além. É representante do Black Googler Network que defende e discute o empoderamento negro. Ele existe há mais de 10 anos em várias sedes do Google, como Londres (Inglaterra), Dublin (Irlanda), Mountain View (EUA)… No Brasil, esse grupo passou a se chamar Afro Googlers em 2014 para facilitar a pronúncia e também a comunicação entre os membros.
CONVIDADAS LOCAIS
Daviane Chemin
Ela notou que poderia impactar o mundo dos negócios com uma convicção: quando há uma conscientização das empresas em colocam seus colaboradores no centro das estratégias isso impacta no potencial de crescimento empresarial.
Daviane é Ppsicóloga, com especialização em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, pelo ISAE/FGV e com certificações internacionais.
Regina Arns
Com a convicção de que o conhecimento e a educação são ferramentas fundamentais para alcançar os objetivos, Regina Arns chegou ao cargo de presidente do MEX Brasil e Diretora Executiva da Lapidus Gestão Empresarial. Ela atua no desenvolvimento de lideranças através da consultoria em Planejamento Estratégico e estimula debates de pensamento coletivo.
Regina é a líder representando do Mulheres do Brasil aqui em Curitiba, organização da sociedade civil fundada por Luiza Trajano, empresária a frente do Magazine Luiza.
Ações de impacto em Curitiba
Desde o ano passado, o “Impact Women” tem reunido, no Impact Hub Curitiba, pessoas com repletas de ideias e ideais para discutir temas relacionados ao empoderamento feminino.
Mais de 350 mulheres circularam por cinco grandes encontros com temas variados e focados em revelar o protagonismo delas em atividades nos diversos setores da sociedade. Ações como o Lançamento no dia Internacional das Mulheres; Histórias Marcantes; Histórias de Sucesso; Mulheres na Tecnologia e Mulheres no Esporte colocaram os holofotes sobre mulheres curitibanas que estão deixando um legado e transformando a história do Estado. “O Impact Women é um guarda chuva de várias iniciativas voltadas ao público feminino e não uma comunidade fechada, o objetivo é fortalecer o poder das mulheres e mostrar as possibilidades para o empreendedorismo feminino”, ressalta Marcos Schwartz, do Impact Hub Curitiba.
Ele reforça que a confiança e consciência da comunidade no Impact Women gera oportunidade de viabilizar o apoio a iniciativas tanto que estão em seu início, como aquelas que já estão consolidadas, como o Empreendedorismo Rosa, o MEX e a BPW, entre outras parcerias.
Ao longo do segundo semestre, mais ações devem ser realizadas sobre o tema. Independente disso, a proposta dos realizadores é a continuidade e a propagação dessas ideias para construção da Igualdade de gênero, desde a integração de novos participantes ao Impact Women, quanto na semente que é levada por cada participante para colocar em prática esse conhecimento no convívio com outras mulheres, seja em casa ou no trabalho. A luta é de todos e cada um faz toda a diferença.
“É uma honra fazer parte desse movimento, confesso que me arrepia ver tanta força voltada ao desenvolvimento do protagonismo feminino unida dessa forma”. Valquiria Rumor