Dicas práticas para o recém-formado encontrar chance no mercado
24 de outubro de 2018Mídia programática: entenda o que é esse mercado que vai dobrar até 2022
16 de novembro de 2018Você já ouviu falar em culturas híbridas?
É um termo cada vez mais em uso, especialmente no ambiente universitário. Vamos começar entendendo um pouco sobre ela para gente chegar nesse ponto que o mercado de trabalho tem requerido cada vez mais: o profissional híbrido. Se você é daquele que gosta de tudo um pouco, por exemplo, é de exatas, mas tem maior interesse em comportamento humano, vem que tem pano para manga para você por esse caminho.
Tudo junto e misturado
Uma corrente de pesquisadores, antropólogos, filósofos entre outros estudiosos já vêm defendendo o processo de hibridismo que estamos vivendo socialmente, cada vez mais. O que quer dizer isso?
Um dos principais pesquisadores do tema, Néstor García Canclin (Livro Culturas Híbridas), defende que estamos inseridos em um contexto heterogêneo, especialmente nas grandes cidades, onde há uma miscigenação entre diferentes culturas; entre o moderno e o tradicional; a tecnologia e o analógico….enfim, não tivemos uma ruptura de para outro, acabamos misturando tudo, seja na forma de trabalhar, fazer arte, viver e até mesmo de ver a vida. A imigração, seja da pessoa do interior para cidade ou de pessoas de outras nacionalidades para outras localidades, são os principais estímulos para isso. É algo do tipo, “você sai do Sertão, mas o Sertão não sai de você”, sabe? Por mais que o nordestino entre no ritmo de São Paulo, vai manter características e valores de sua origem. Ele acaba “juntando tudo”.
Profissional híbrido: o que é significa isso?
O mercado de trabalho, claro, está imerso nesse contexto heterogêneo e multifacetado que estamos inseridos socialmente. Assim, surge a necessidade desse profissional ser também híbrido. O que quer dizer isso?
Frédéric Monnier, Diretor de Sucesso do Cliente da Revelo, explica que um profissional híbrido é, geralmente, especialista em uma área específica, porém, demonstra motivação e habilidades para compreender as dificuldades e as oportunidades das diversas áreas ligada à dele. “Depende da área da atuação dele, este profissional híbrido possui habilidades analíticas, de comunicação, de gestão de equipes, de resiliência e está comprometido nos resultados da empresa. O mais importante é que ele consegue ter uma visão estratégica e entender o negócio “como um todo”, deixando ele capaz de construir processos, conduzir iniciativas e criar canais de comunicação positivos para várias áreas da empresa”, destaca ele.
Quatro pontos essenciais do profissional híbrido
Para entender melhor na prática o que é ser um profissional como esse, Frédéric Monnier destaca alguns pontos:
- O mais clássico é o engenheiro trabalhando fora da área técnica. Este profissional consegue aproveitar as suas capacidades analíticas para melhorar a eficiência de outra área, por exemplo comercial ou de marketing. Formado em engenharia, este profissional pode ter feito um curso de especialização, um MBA ou ter uma experiência em Consultorias. Esse perfil é muito comum em startups, inclusive na Revelo que tem um time de Marketing composto, em maioria, de engenheiros elétricos formados na Poli (USP);
- Existe também o contrário: o profissional não técnico que desenvolve capacidades analíticas e um entendimento profundo dos produtos da empresa, deixando ele capaz de melhorar a eficiência da sua área e criar comunicação relevantes com os times de Tecnologia;
- Também tem o profissional que consegue dominar várias subáreas da área principal dele. Para um profissional de Finanças, seria, por exemplo, um perfil de Planejamento Financeiro que desenvolve habilidades em Contabilidade e em Tax, conseguindo assim “ligar” as diferentes subáreas.
Cite 5 pontos essenciais para um profissional híbrido.
- Ter uma área de domínio forte, seja técnica, analítica, comercial, etc.
- Ser curioso e gostar de aprender e de se desenvolver ao longo da sua carreira profissional.
- Ter capacidade de comunicação alta para conseguir adaptar o seu discurso com interlocutores diferentes.
- Ver além do seu trabalho para focar em o que faz sentido para a empresa.
- Ser objetivo e racional.
Se identificou com esse perfil? Conheça como desenvolver melhor suas potencialidades por meio de cursos rápidos e focados na necessidade do mercado. Acesse o sote do Hub Escola e descubra como!