Ainda podemos colaborar!
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Quarentena. Esse está sendo o grande desafio para todos que estavam acostumados a ter aquela rotina diária de sair de casa, encontrar as pessoas no trabalho, ter um momento de lazer e ser super ativo e produtivo. Agora estamos em casa e com a grande dúvida no ar: Será que vou conseguir ser produtivo nesse novo modelo? Como dividir a vida profissional com a pessoal? Como desligar de um e seguir com o outro sem mudar de ambiente?
Nós, do Impact Hub Curitiba, também nos deparamos com essa questão. Imagina uma equipe acostumada a estar diariamente em contato presencial com os coworkers, trocando ideias, conexões, abraços e questões do dia a dia. Por conta disso, convidamos a nossa Gestora de Comunidade, Valquiria Rumor, a levantar alguns pontos importantes a considerar para ter produtividade nesse novo momento em nossas vidas, contudo, sem passar por neuras e culpa por não conseguir manter o ritmo.
Vem conferir:
1. Acorde no mesmo horário
Mantenha seu ritmo e rotina, a tentação de ficar mais tempo na cama para compensar o tempo de deslocamento é grande. Você pode levar 10 minutos ou até 3 horas para chegar ao seu trabalho, nesse período de quarentena, perceba o que pode ser praticado nesse tempo que você estaria se deslocando. Use esse tempo para começar uma leitura nova, tomar um bom café da manhã, fazer um exercício físico ou para passar mais tempo com… VOCÊ. Ao contrário de fazer várias coisas, desligue redes sociais, TV, guarde o livro, pegue sol (mantenha seu nível de Vitamina D!), ore, conecte-se. Assim com a profissional de SlowLife Cibele Castro incentiva.
E se antes você não tinha rotina, agora aproveite e treine para praticar uma rotina que atenda suas necessidades. Respire fundo e siga para seu dia.
2. Prepare uma lista
A vontade de aproveitar o tempo sozinho ao máximo é tentadora. Contudo, limite-se a poucos objetivos em seu dia e atenha-se a eles, pois sempre vai aparecer uma demanda urgente para resolver no caminho. Lembre-se dê dar tempo para essas demandas também.
Aqui, trabalhamos muito com o WhatsApp, contudo, o ideal é estabelecer horários para acessar a ele, principalmente se você utilizar seu WhatsApp pessoal. Sugira a equipe para utilizar outro meio, como o Slack, Discórdia e outras plataformas direcionadas para demandas do trabalho. Seja sincero com seu líder, informe suas atividades para ele. Saiba que isso é tão novo para você quanto para seu líder, se nunca houve trabalho HomeOffice em sua empresa anteriormente. O maker Rulian Maftum, já tem mais de 6 anos de experiência com HomeOffice, e hoje já aprendeu a administrar seu tempo também. Aprenda a dizer não e espere. Não deixe a ansiedade te consumir.
3. Faça pausas
É importante você ter um tempo para levantar, dar uma caminhada e esticar o corpo. Você pode aproveitar esse momento para brincar com seu animal de estimação, lavar uma louça, tomar um café ou água e dar aquela respirada antes de voltar ao trabalho. Existem muitas aulas online de respiração e alongamento, como as aulas de TaiChi, que o Raphael Costela, nosso Massagista do Impact Hub tem oferecido em seu Instagram. Procure um espaço que tenha sol em sua casa e passe 5 minutos nesse local, evite levar o celular, para não se encher de mais informações. Mantenha o ritmo que você tinha em seu ambiente de trabalho, se houver pessoas na casa que estejam em HomeOffice, marque uma ou outra pausa junto com essa pessoa. Se essa pessoa não trabalha, dê atenção a ela, explique que é sua pausa e aproveite esse privilégio de estar por perto.
4. Bata o ponto
O ponto é o que separa seu trabalho de sua casa. É a chave que você vira para ligar um modo operante. Principalmente para você se desligar no final do dia. É preciso ter essa divisão para assim não trabalhar de mais, ou até de menos.
Se você não tem o ponto para bater, estabeleça um horário de início, almoço, fim do expediente e de suas pausas. Respeite-o. Uma dica interessante é colocar um alarme para te lembrar que seu expediente encerrou e para os demais horários. Nós do Impact Hub, utilizamos a ferramenta MarQPonto, que tem facilitado muito nessa etapa.
5. O local ideal
Encontre o local da casa que mais se pareça com seu ambiente do trabalho. Se é a sala, cozinha, ou até o sofá, o importante é que você se sinta confortável e produtivo. Procure se fixar em um só lugar e fazer dele o seu escritório. Assim, quando finalizar ou ir para sua pausa, você se desconecta desse lugar e cuida de seus afazeres. Se possível, guarde os pertences do trabalho e arrume a mesa, como ela é normalmente, torne isso um ritual, como sendo o momento que você volta para casa após o trabalho. Dessa forma evita-se atender a tentação de voltar à noite só para ver se algum email foi respondido. O hubber Phillippe Santana, do Ideia no Ar já escreveu um artigo sobre encerrar o trabalho e se desconectar.
DICA EXTRA
A sua casa pode estar com mais pessoas que também não estão acostumadas a ver você fazendo HomeOffice, como filhos, pais e cônjuges, o que acaba atrapalhando e criando distrações. Para isso, deixe um bloco de anotações ao seu lado para que essas pessoas anotem o que querem conversar com você, avise que após seu expediente ou durante sua próxima pausa, irá tratar do assunto.
Ainda não sabemos por quanto tempo vamos passar com essa rotina em Home Office, mas a certeza é que vai passar e vamos sair desse período mais fortes e com novas habilidades e conhecimentos. Essa é a proposta que o Impact Hub traz para a comunidade, vamos nos ajudar e contribuir para nos fortalecermos e crescermos JUNTOS.
Mais uma vez, seguimos juntos!
Equipe Impact Hub Curitiba.