Mulheres de impacto: Startup Season começou no Hub
21 de julho de 2016Já parou para pensar porquê um conteúdo de qualidade faz toda a diferença no compartilhamento através das redes sociais? Existe uma ciência por trás das motivações que levam as pessoas a compartilharem conteúdos e no livro Contágio, de Jonah Berger, podemos entender quais são estes ingredientes.
MOEDA SOCIAL
As pessoas adoram compartilhar coisas que as façam parecer bem. Elas gostam de ser espertas, engraçadas e sabidas. Isso acontece em processos de gamificação ou por serem as primeiras pessoas a assistirem um vídeo ou responderem uma pergunta. O processo gera um sentimento presunçoso e, bem no fundo, todos passamos por isso!
GATILHOS
Nós falamos sobre coisas que são destaque, coisas atuais, então usamos um lembrete que realmente funcione e que mantenha uma ideia sobre sua marca na cabeça das pessoas. O que faz as pessoas pensarem no seu produto ou serviço? Para uma pizzaria, o sábado à noite pode lembrar uma noite de pizza com os amigos. Ou o café-da-manhã vai lembrar um bom copo de leite com Nescau. O sábado e o café-da-manhã são gatilhos nestes casos.
EMOÇÃO
Quando nos importamos, compartilhamos. Pense em todos os vídeos e imagens que você compartilhou no passado e procure o que te fez tomar esta ação. Não há dúvidas de que exista uma razão emocional envolvida – talvez algo que tenha lhe feito rir, ou provocou tristeza. Seja o que for, isso alterou sua pulsação, o que fez você inevitavelmente passar para frente. O que seu produto/serviço pode despertar nas pessoas?
VALOR PRÁTICO
Novidades que você possa usar. Se você encontrar algo útil ou que ajude as pessoas, você vai querer compartilhar com seus amigos. Pode ser um jeito de economizar dinheiro, algo sobre alimentação saudável ou como fazer uma experiência científica. Seja o que for, conteúdos úteis são compartilhados. Quais problemas o seu produto/serviço soluciona? Foque sua mensagem nessas soluções!
Quais destes elementos fazem mais sentido para sua audiência? Pense sobre isso e crie conteúdos que valham o compartilhamento.
Texto adaptado do livro Marketing With Social Media, de Linda Coles.