Como a Economia Colaborativa pode impactar a Sociedade
10 de julho de 2017Histórias de fracasso de grandes líderes são contadas de forma descontraída em Curitiba
23 de julho de 2017Eu tive o privilégio de participar do Evento Impact Women | Mulheres no Esporte. Foi uma experiência gratificante e encantadora, onde pude contar um pouquinho da minha história e ouvir outras histórias fantásticas de superação, determinação, disciplina, conquistas, mas acima de tudo, de amor pelo esporte que cada uma escolheu!
Pessoas que venceram barreiras, preconceitos e limitações para exercer seu esporte! Pessoas incríveis que acreditam em si e buscam simplesmente o seu melhor! Que não desistiram frente às dificuldades e que conquistaram o mais importante, bem-estar e prazer no que fazem! Que apesar do medo de sair da sua zona de conforto, enfrentaram e aceitaram as mudanças decorrentes das suas escolhas!
O esporte possui o poder de renovação, tanto físico como mental, e promove equilíbrio, saúde e disposição. Infelizmente, ainda existem muitos esportes onde há pouco espaço ou nenhum para as mulheres. Esportes que são considerados masculinos e, mesmo havendo a presença feminina em determinada modalidade, ela ainda é restrita em algumas situações.
É difícil de acreditar mas a participação efetiva de mulheres em jogos olímpicos, nas modalidades competitivas, aconteceu apenas em 1.900! Acredito que não deveria existir limitações de gênero! Que todos, tanto homens quanto mulheres, deveriam ter este poder de escolha na decisão do esporte que desejam fazer. Afinal, para mim, os aspectos mais importantes ao se realizar um esporte são a superação dos seus próprios limites, prazer na realização do esporte e qualidade de vida, em decorrência da melhoria de condições físicas (como disposição e saúde) e emocionais (como auto-estima).
A pessoa, antes de qualquer coisa, deveria optar pelo que gosta e tem interesse em aprender. Resultado, principalmente estético, é somente uma das consequências de se fazer uma atividade física e demais hábitos saudáveis, mas, se você enxerga isto como uma obrigação, dificilmente manterá esta condição por muito tempo.
Portanto, acredito que a principal dica é buscar, acima de tudo, fazer um esporte que você se identifique, que te motive, que te desafie, que te faça bem, que te estimule a buscar o seu melhor. Sempre que fazemos o nosso melhor temos o resultado tão bom quanto. Sem neuras, sem cobranças, sem obrigação. O mais importante é curtir, dar o seu melhor e ir superando os seus limites. Nada é melhor do que vencer suas próprias limitações. Sem comparativos e sem modismos, procure histórias com as quais você se identifique e comece!
O dia certo para qualquer atitude é hoje! Não postergue, não tenha medo da mudança, não tenha vergonha de aprender, tente! Se descubra, se sinta bem, se liberte! E acredite, você pode, pode sim, pode muito mais do que imagina!
Escrito por: Caroline Abreu
Confira as fotos do Evento Impact Women | Mulheres no Esporte