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Sabemos que nesse momento de isolamento social e crise, a manutenção e o fomento de um networking é fundamental. Os paradigmas da sociedade estão mudando e a colaboração e o compartilhamento são os caminhos mais sustentáveis e possíveis para enfrentarmos esse momento e ficarmos mais fortes, enquanto uma comunidade de empreendedores interdependentes de um ecossistema vivo, dinâmico e próspero, que precisa ser alimentado e desenvolvido de maneira deliberada.
Mas e agora, como consigo entregar valor no meu negócio e me conectar com outros empreendedores mesmo estando distante?
Essa foi a pergunta lançada durante o #EncontroDeImpacto do dia 09 de Abril, com a participação do Coordenador de Comunidade do Impact Hub Floripa, Eliezer Leal e as especialistas em Networking de Valor, Lidiane Feijó e Gisele Machado.
Separamos os pontos mais importantes desse momento de troca e que podem te ajudar no processo de conexão do seu negócio. Confira:
1. Para fazer um networking de valor, precisamos ter credibilidade, conhecimento e embasamento
Lidiane Feijó acredita é preciso saber conversar em diversos grupos, já que o networking de valor é decorrente de algo muito antigo, o “boca a boca”, que as pessoas divulgavam umas às outras, com a facilidade que hoje não enxergamos mais. Com isso percebemos que a maior valorização do networking é aquela conexão que surge de um bate-papo despretensioso e leve, mas que carrega nosso conhecimento e credibilidade.
2. Transpareça confiança
Ela ainda acrescenta que quando conseguimos transparecer confiança, as pessoas começar a nos procurarem e assim o networking começa a ser uma via de mão dupla e se torna mais possível e fácil de se conectar com pessoas que seguem os mesmos propósitos, ideias parecidas e com ferramentas que fazem ambos crescerem.
3. Consolide sua marca no virtual
Para completar seu pensamento, Lidiane afirma que no momento atual, no qual não conseguimos realizar momentos de trocas presenciais, ela aprendeu a usar muito mais o Instagram, para consolidar sua marca e levar seu conhecimento para um público alvo e contribuir para o desenvolvimento profissional. Agora a conexão virtual consolida ainda mais o voto de confiança na construção de um networking de valor.
4. Gerencie suas conexões
Trazendo uma visão ampliada à conversa, Gisele Machado acrescenta que as conexões dentro de um ecossistema precisam ser gerenciadas com cuidado para que as relações já criadas com os stakeholders permaneçam nesse período de crise. Saiba quem são seus stakeholders, quais conteúdos eles se interessam e quais canais irá usar. Lembrando que tudo isso dá ainda mais força e credibilidade à marca.
5. Planeje seu conteúdo
Para facilitar seu fluxograma de conteúdos e comunicação com seus stakeholders, registre em uma planilha tudo o que está planejando e desejando criar, defina uma frequência para sua comunicação, firmando ainda mais sua credibilidade e confiança. Aproveite também para gerar links e conexões com conteúdos já publicados e até mesmo de parceiros, agregando mais valor e claro, esteja aberto para receber novos conteúdos e conexões.
6. Entenda os formatos possíveis de conexão
O networking pode começar de diversas maneiras, pode ser um café da manhã, um encontro de parceiros, um evento grande, uma lista de transmissão, grupos de conversas, entre outros formatos. Entenda o que o seu público melhor se encaixa, como pode contribuir nesse momento e gerar mais valor de entrega.
7. Compartilhe valor de vida!
Finalizando o bate-papo, Eliezer Leal afirmou que networking é feito de troca, então esteja aberto para compartilhar sua vulnerabilidade, expresse seus sentimentos, experiências de vida e atraia pessoas reais, disposta a colaborar e contribuir para uma troca ainda maior de valor.
Essas foram algumas dicas que separamos com muito carinho pra você, esperamos que aproveite!
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