O que faz as pessoas compartilharem?
21 de julho de 2016Hub Curitiba marcando presença em Seattle
21 de julho de 2016Lugar de mulher é onde ela quiser!
Esta frase mais do que nunca faz sentido. Estamos em um momento em que as mulheres estão conquistando mais espaço em várias áreas, principalmente na do empreendedorismo. De acordo com o IBGE, 50,62% da população brasileira é composta por mulheres e, no ano passado, elas representavam 49% dos empreendedores do país (de acordo com pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor). Ou seja, as mulheres são metade da população e também representam metade dos empreendedores do Brasil. Uma grande conquista, tendo em vista que, de acordo com a ONU, as mulheres empreendedoras têm a metade das oportunidades dos homens para acessar informações, capacitação e investimentos quando estão começando uma empresa.
Startup Season Women of Impact.
Nesse cenário, é muito importante que existam programas que facilitem este processo de sucesso do empreendedorismo feminino. Por isso, o Impact Hub Curitiba está desenvolvendo dentro de casa o Startup Season Women of Impact.
O programa concede a nove startups um processo de aceleração de seis meses para apoiar o desenvolvimento de cada projeto por meio de capacitações personalizadas de acordo com a demanda de cada equipe. O objetivo é fomentar o empreendedorismo criativo e tecnológico entre mulheres e alavancar empreendimentos de alto impacto.
Dividido em três fases, o programa vai ajudar as empresas a definirem, por exemplo, suas metas, validar soluções, desenhar o “MVP”, concretizar plano de negócios, fazer valuation e pitch. Tudo isso dentro de um ciclo de aprendizagem dividido em quatro etapas:
1. perfil empreendedor e auto conhecimento
2. inovação no modelo de negócio
3. aceleração, capacitação e investimento
4. comunicando e vendendo a sua ideia
Para Chris Monteiro Machado, da startup Allegro Maturidade Ativa, ter seu projeto aceito no programa é uma forma de encarar novos desafios e fazer acontecer. “Começar aqui com o ritmo acelerado desde o início deu para nós uma certeza de que é possível fazer e de que nós temos condições de fazer o projeto acontecer de verdade”, conta Chris.
Além das capacitações, as participantes fazem parte do Impact Hub Curitiba como coworkers e contam com toda a estrutura necessária para realizar suas atividades. Contam também com a oportunidade de ampliar seu networking e fazer novas conexões com parceiros e investidores.
“Nós acreditamos no poder da colaboração como forma de gerar inovação social e nosso objetivo e fomentar o empreendedorismo criativo e tecnológico entre mulheres para alavancar seus empreendimentos de alto impacto. Nosso foco é a personalização do apoio e estamos felizes de ter as mulheres de impacto na família Impact Hub”, conta Maria Guevara, sócia-diretora do Impact Hub Curitiba.
O Impact Hub quer trabalhar por uma Curitiba diferente e o empreendedorismo vem como uma força motriz para ter impacto positivo na sociedade. Como diz Maria Guevara: fazer o bem é contagioso!