Tendências do consumidor para 2021
19 de fevereiro de 2021Programa de capacitação para OSCs abre seleção
27 de abril de 2021Nos últimos anos, vimos a Economia Colaborativa ganhar força e espaço nos modelos de negócios pelo mundo e aqui no Brasil. Exemplos como Uber, Airbnb, Enjoei, Sistemas de Marketplace, coworkings como o Impact Hub e self storages como a D-espaço, são grandes modelos de negócios que estão se destacando e trazendo novas formas de interagir e movimentar a economia.
Mas afinal, o que é a Economia Colaborativa?
Segundo o SEBRAE, a economia colaborativa, ou economia compartilhada em rede, como também é conhecida, é um movimento de concretização de uma nova percepção de mundo. Representa o entendimento de que, diante de problemas sociais e ambientais que se agravam cada vez mais, a divisão deve necessariamente substituir o acúmulo. Trata-se, assim, de uma força que impacta a forma de como vivemos e, principalmente, fazemos negócio.
Além disso, a economia colaborativa conta com 3 pilares muito importantes, que são eles:
- SOCIAL: O aumento populacional das cidades pelo mundo, faz com que seja necessário pensar na sustentabilidade dos negócios, incitando o desenvolvimento de um sentimento de comunidade e uma abordagem dotada de altruísmo;
- ECONÔMICO: O foco para os produtos com estoque excedente ou sem uso, garante que a flexibilidade financeira possa aumentar, dando preferência ao acesso a esses produtos e não ao acúmulo dos mesmos, além de aumentar o capital de risco;
- TECNOLÓGICO: Com a democratização do uso da internet, a economia colaborativa é beneficiada em função do acesso às redes sociais e aos dispositivos e plataformas para celulares, além da utilização de sistemas de pagamento online.
Referência: Renda Fixa.
Dessa forma, podemos considerar que o maior benefício da Economia Colaborativa é a utilização de produtos, serviços e espaços de forma simples, rápida, de forma sustentável e compartilhada. Fazendo com que os espaços sejam otimizados, o investimento financeiro seja reduzido e claro, sem perder o conforto e a qualidade. O Impact Hub e a D-espaço são grandes modelos de negócio que estão inseridos na economia colaborativa e juntos estão movimentando comunidades e pessoas para um novo estilo de vida em Curitiba e região.
A D-espaço Self Storage é um auto armazenamento, administrada pela DCL Real Estate, que oferece diversos storages (boxes) de acordo com a necessidade do cliente. Com mais de 2.000m² distribuídos em 493 boxes, o self storage mais completo de Curitiba, oferece instalações novas e modernas, com ambientes dedetizados, limpos, seguros e com acesso 24hs, 7 dias por semana. São boxes com 10 opções de tamanho, de 1,5m² a 20m² e para facilitar ainda mais, os contratos são mensais e não exigem fiador. Saiba mais aqui.
O consumo colaborativo, nas suas mais variadas formas, pode enfrentar uma realidade repleta de desafios quanto às formas e modelos de organização, mas uma coisa é certa: quanto mais compartilharmos, mais seremos capazes de promover um ambiente melhor para nós e para as futuras gerações.
Levando isso sempre em mente, a D-ESPAÇO Self Storage fornece aluguel a preços extremamente competitivos e sem burocracia para locação de boxes. O acesso é exclusivo para todos aqueles que precisam de um espaço a mais com segurança, praticidade e comodidade.
“O business center é outra grande solução compartilhada pelos clientes. Nesse espaço os nossos clientes podem realizar reuniões sem custo adicional e ter uma ótima experiência. Afinal, quando crescemos em conjunto, o crescimento é mais rápido. Por que não adotar essa ideia?” – Heloiza Mendonça
Assim com a D-espaço sendo um grande exemplo de modelo de negócio da Economia Colaborativa, nós do Impact Hub, afinal, somos a maior rede global e colaborativa de empreendedores de impacto. Aqui temos a colaboração como pilar de todas as ações e produtos e isso, nos leva a acreditar que o trabalho colaborativo contribui para a construção de um futuro melhor para todos.
Por que não otimizar nossas forças, espaços e também nosso dinheiro para trazer novas ideias, possibilidades e criatividade com outras pessoas, negócios e parceiros? É isso que nos move e que faz cada dia ser mais intenso e com o propósito de trazer mais pessoas para a Economia Colaborativa.
Conheça mais sobre a história do Impact Hub aqui e faça parte da nossa rede, com muitos parceiros, apoiadores e profissionais de impacto.
Escrito por Jéssica Vieira
Publicitária, especialista em Marketing Estratégico e Coordenadora de Comunicação e Conteúdo Criativo no Impact Hub Curitiba.