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24 de agosto de 2018Muita gente entrou por necessidade, outros mudaram o mindset, mas a maioria ainda enxerga um mar distante nessa área.
É natural ter tantas incertezas e inseguranças quando tema é colocar o status profissional como freelancer. Como já vimos em posts anteriores da nossa série, temos uma cultura nacional em achar que este modelo de trabalho é um “tapa buraco”; outros já mudaram o mindset, contudo todos nós também temos ainda muitas dúvidas sobre como, de fato, funciona o mercado brasileiro. Continue a nadar, continue a nadar…mas prepare-se para comprar uma prancha de surf, já!
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Diante de tanta instabilidade econômica e das reconfigurações do modo de trabalho, reflexo das novas tecnologias e leis trabalhistas, há resistência forte entre os brasileiros em querer “passar o tempo” nessa área até voltar ao mercado formal. Pode ser uma opção, mas essa não é uma estratégia para quem quer se consolidar no mercado freelancer.
Assim como no empresarial, empreendedor ou corporativo, a área de freelancer tem suas peculiaridades, características e dados concisos: está em plena expansão. E se estar crescendo e ativo, é porque tem demanda. E olha, foram saltos gigantescos que valem a pena ressaltar os números!
Mercado freelancer
2016: aumentou 181%
2017: cresceu outros 80%
2018: estimativa de mais 30%
Dá para ver em números que há uma economia girando aí. É um mar de possibilidade e, como bem disse, é um mar. Tem ondas variadas ao longo da sua atuação, mas é possível entender um pouco desse cenário para surfar com mais estratégia.
O que mercado freelancer exige?
Primeiro é preciso conhecer um pouco mais dessa praia, estudar o clima, para compreender como se lançar na água e pegar onda com seu cliente. Sim, você tem e muitos concorrentes a vencer e, principalmente, muito cliente a fidelizar. Primeiro, vamos entender como está o cenário, com base da pesquisa da Rock Content, We Do Logos e 99jobs, feita exclusiva para esse nicho:
- A maior parte é de profissionais de humanas (42%) e exatas (54%), entre 20 e 25 anos (36,99%);
- São profissionais graduados (41,78%) em processo de pós-graduação (24,70%);
- É um mercado favorável a quem atua na área virtual, ou seja, não que o digital precise ser o seu negócio, mas boa parte da demanda é quem atua também no digital.
- Por isso, aumenta a atuação remota: quase 86% trabalham em casa;
- E a maioria desses profissionais aponta a dificuldade em captar cliente como o maior desafio.
Lendo as informações, já podemos tirar alguns insights:
- A experiência pode ser um diferencial. Relembre alguns processos aprendidos nas suas etapas profissionais e coloque em prática na sua atuação como freelancer;
- Vá além da pós. Busque qualificação multidisciplinar, afinal, você atua independente. Desde vendas, à inovação, comunicação, financeiro…informação e conhecimento é poder. Analise seus pontos francos e invista para ampliar sua atuação;
- Além de informação, nos dias atuais “a força está na internet”. Quantas pessoas “bombaram” com modelos de negócios já conhecidos, contudo apostaram na presença digital e, principalmente, investiram na inovação digital, com criatividade para se divulgar;
- É sim, uma delicinha trabalhar em casa. Lá vem aquele bom e velho ditado: Quem não é visto, não é lembrado. É preciso fazer networking, conhecer pessoas e fazer contatos. Claro que a internet ajuda, mas a presença pode fortalecer mais isso. Trabalhar no coworking, fazer parte de eventos, cursos de extinção, encontros de inovação…tudo ajuda;
- E, claro, aposte na divulgação. Na internet, na rua, na chuva e na casinha de sapê. Por onde for e tiver oportunidade, lance-se, deixe seu cartãozinho. Troque ideias e desenvolva sua habilidade de comunicar.
Acima de tudo, lembre-se: tudo começa aí, na sua forma de ver e encarar, no seu mindset. Sim, é preciso pensar como freelancer e não como “tô fazendo um bico”. Você não é uma empresa, porém é um profissional independente e altamente dependente de…você! Até mesmo se você trabalha com uma equipe, as iniciativas partem de você, ou seja, é um mercado que exige proatividade, dinamismo e protagonismo.
Não espere a onda te pegar de surpresa, comece a se preparar e vá dando os primeiros passos. O seu resultado é reflexo do seu emprenho. Quanto mais empenhado, melhor!
Conte sua experiência nesse mercado de freelancer pra gente!
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