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29 de setembro de 2016Um termo recente tem chamado a atenção no universo de marketing e construção de marcas: trata-se do growth hacking, uma tática de empreendedorismo que tem como base a criatividade, a análise de métricas sociais e o pensamento analítico com um foco bastante específico: o crescimento.
Assim como outros conceitos, o growth hacking precisa ser enxergado dentro de um contexto próprio para que faça sentido – nesse caso, o contexto específico é o do marketing digital, tendo em vista a utilização de técnicas de SEO, marketing de conteúdo e análise de sites que os entusiastas de growth hacking utilizam. Para Samir Patel, especialista em estratégias de crescimento digital, essa nova técnica permite um crescimento mais amplo e sólido, pois tem como base resultados mensuráveis. “Com o marketing tradicional, não era possível medir cliques, impressões, visualizações e downloads por exemplo. Não havia maneira de quantificar as coisas adequadamente”, afirma Patel em uma série de vídeos realizada pela Endeavor Brasil. Ainda de acordo com o especialista, agora é possível e viável acrescentar toda essa base de dados quantificável às ferramentas já utilizadas. “É isso que faz com que o growth hacking seja mais rico, pois conseguimos saber para onde o dinheiro está indo”, defende Patel.
Passo a passo para executar o growth hacking
Ainda de acordo com Samir Patel, a melhor maneira de estruturar uma equipe de marketing digital com foco em growth hacking depende da estrutura organizacional e da fase em que o projeto se encontra. Mas, em termos de habilidades necessárias, existem aquelas comuns a todas as fases. Confira a seguir quais são elas:
Conhecer muito bem o canal de vendas utilizado
Para isso, Patel recomenda um Guru do Canal. “Por exemplo, se todo o seu tráfego vier do Facebook, você precisa ter um especialista nessa rede social. É uma necessidade-chave”, explica.
Atenção especial à área quantitativa
É fundamental ter alguém que entenda de matemática, estatísticas e ciências da previsão com conhecimento avançado de ferramentas como o Excel para realizar tabelas de pivô, por exemplo. Na área de finanças, esses profissionais são conhecidos como Quants.
Chief Growth Officer
Também conhecido como VP de Crescimento ou Chefe de Crescimento. É esse o profissional responsável pela entrega dos KPIs de crescimento, que irão indicar qual direção deve ser seguida.
Guru de Analytics
É o membro da equipe que conhece toda a mídia mensurável, Google Analytics e Mixpanel para descobrir quais são os KPIs que devem ser estabelecidos para cada canal. “É imprescindível alguém que saiba medi-lo, rastrear os usuários e definir comportamentos. Seja para web ou para mobile”, detalha Patel.
Foco na experiência
Nessa fase do projeto, um designer é essencial justamente por otimizar a experiência do usuário, gerar empatia com a marca e desenvolver uma boa interface. Tudo isso agrega valor à equipe de crescimento.
Hacker ou Geek
O departamento de marketing sempre tem muitas ideias e, geralmente, quer testar várias coisas, mas é imprescindível ter alguém que de fato saiba programar, fazer a simulação e colocar o projeto no ar. Além disso, talvez seja necessário customizar os códigos para realizar testes.
Conteúdo instigante
Ter um bom redator na equipe é essencial para despertar interesse pelo produto. “A escrita do redator é muito importante porque ajuda em todas as partes do processo, desde a aquisição até a retenção do usuário”, conta Samir Patel. A redação estará em todos os lugares: no app, no site, no e-mail marketing. Textos curtos e sucintos são muito importantes.
Crescendo sem gastar
Para aqueles que têm interesse em implementar o growth hacking no marketing digital da empresa, mas não podem investir muito no momento, Patel indica ferramentas básicas grátis que a maioria das start-ups pode utilizar:
Google Analytics, Mixpanel ou Kissmetrics: plataformas de métricas;
Snowplow: ferramenta de código aberto;
Saleshack ou Linkedin Prospecting: para a coleta de e-mails. Permite a obtenção dos endereços de e-mails de vários usuários.
Indicações de conteúdo de Samir Patel para quem deseja saber mais sobre o tema:
– www.growthhacker.com e www.growthhacker.tv (com entrevistas e fórum com dicas);
– 500startups (com vídeos sobre crescimento);
– LIVROS: Traction, Running Lean e Lean Analytics.
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