Vale a pena mesmo trabalhar no coworking? Pesquisa aponta a resposta
13 de maio de 2019Endereço Fiscal facilita abertura de empresas e startups
11 de julho de 2019Duas organizações de referência mundial entenderam que a dobradinha faz e muito sentindo para a construção de um futuro com menos danos e impactos ambientais.
Todos nós estamos sentindo na pele, literalmente, as mudanças de temperatura, convivendo com catástrofes ambientais e até estamos em choque com tanto desastre em consequência de questões naturais, especialmente no Brasil. Essa pauta é urgente e não dá mais para esperar por soluções a médio e longo prazo. Com foco nisso, a WWF, uma das maiores organizações de conservação mais respeitadas no mundo, formou uma parceria com a rede Impact Hub em prol do meio ambiente.
Mas você deve se perguntar: o que tem em comum? Além de serem comunidades com abrangência pelo mundo inteiro, a WWF entende que soluções empreendedoras e tangíveis são os caminhos para acelerar o problema ambiental. Por outro lado, o Impact Hub tem em seu DNA a economia sustentável, onde todo o ecossistema que envolve a vida é considerado e não só os critérios empreendedores e financeiros. Deu match! Juntas, as duas comunidades tem como objetivo identificar, acelerar e dimensionar soluções inovadoras que têm potencial para transformar indústrias e seu impacto em nosso planeta.
Veja mais sobre aqui.
WWF e Impact Hub: 6 anos de parceria
Historicamente a WWF traz a inovação como característica em busca de alternativas para a conservação natural. A organização entende a necessidade de se conectar com diversos setores e indústrias, como energia e finanças, por exemplo. Por isso, consegue identificar no empreendedorismo algumas soluções impactantes e sustentáveis.
Clima, energia, alimentos, água e meio ambiente estão entre os focos de muitos negócios que circulam pelos escritórios da rede Impact Hub em todo mundo. Há 6 anos, a WWF e Impact Hub se uniram com a proposta de aproximar profissionais das duas comunidades para identificar soluções de alto potencial, além do intercâmbio de conhecimento, especialmente em conservação natural que é expertise da WWF, bem como na ampliação e acesso ao financiamento. As 2 comunidades se baseiam na ODS 13, que tem como objetivo “Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos”, diz o documento da Organização das Nações Unidas (ONU).
WWF e Impact Hub: Ação no Brasil
Um dos frutos da parceria entre as duas comunidades foi projeto “Desafio Ambiental: Inovação e empreendedorismo em restauração florestal”, realizado em 2017. Um total de 132 iniciativas se inscreveram na ação que teve como foco identificar, fortalecer experiências inovadoras e modelos de negócio e de produção alinhados a restauração florestal de quatros biomas brasileiros (Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Amazônia).
A ideia surgiu para impulsionar a meta brasileira de reflorestar e restaurar 12 milhões de hectares de florestas até 2030, conforme o NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada). Outras atividades estão sendo propostas pela parceria, inclusive escritórios locais do Impact Hub já estão se mobilizando com iniciativas locais em prol do meio ambiente. Acompanhe o nosso blog que em breve traremos mais novidades. Ou compartilhe com a gente a experiência do Impact Hub da sua cidade em parceira com a WWF. Queremos muito saber!