Como tirar uma ideia do papel? Veja na prática como é apenas um passo.
14 de agosto de 2018Quem nunca se sentiu em looping na “correria diária”? Calma, vem que tem jeito!
17 de agosto de 2018Conheça 6 plataformas para ajudar na atuação de freelancer e melhorar a gestão da sua nova forma de trabalhar de forma a garantir melhores resultados.
Organizar, se divulgar, conseguir mais clientes, ter mais produtividade, prazos e outras habilidades podem ser desenvolvidas com mais precisão com uma mãozinha da tecnologia. Como já falamos no post anterior da Série Freelancer, seu voo solo nesse universo de mercado de trabalho exige mais funções suas do que apenas a sua área técnica. Mas calma, calma, não criemos pânico, Chapolin!
Mesmo atuando sozinho, você pode ter um “ser” superior para lembrar você de datas, avaliar sua produtividade e até uma forma extra para arranjar clientes para você. Ainda não é um robô assessor com inteligência artificial, mas é a nossa amiga diária chamada tecnologia. Se antes ela era vista como inimiga da produtividade, agora, caros “freelas”, ela é a nossa aliada nesse universo da carreira solo diante desse mar de ondas imprecisas chamado mercado. Há aplicativos e plataformas que ajudam a você gerir melhor projetos, tempo, produtividade e até a rotina financeira do seu novo empreendimento profissional.
Empresas já abriram os olhos para as plataformas
O fenômeno BYOD (Bring Your Own Device) chegou ao mundo corporativo lá pelos anos 2000 e não parou de crescer. Ele nada mais é que uma política de valorização do uso da tecnologia, especialmente a móvel como os celulares, na rotina profissional e escolar para acelerar processos e aumentar a produtividade. Depois desse start, o passo seguinte para criação de aplicativos e plataformas focadas no auxílio da gestão de recursos e tempo foi curto. Muitas opções surgiram e cada dia estão mais comuns diante do aumento da nova forma de trabalho autônomo e, muitas vezes, remoto e de atuação solitária.
Acredite: os números não mentem! Somente nós, brasileiros, utilizamos em média 12 aplicativos por dia, de acordo com dados da empresa App Annie. Até 2022, o país deve fazer mais de oito bilhões de downloads por ano, atrás apenas de Estados Unidos, Índia e China. “Com essa cultura dentro das empresas, é possível identificar plataformas que auxiliam a gestão, facilitam a comunicação entre as equipes e, inclusive, contratam freelancers para executarem tarefas pontuais”, destaca Tiago Lira, CMO na FindUP, empresa de tecnologia que automatiza todo o ciclo do atendimento técnico presencial através da geolocalização e economia do compartilhamento.
6 plataformas para você que trabalha como freelancer
Existem muitos aplicativos e plataformas para ajudar a você planejar e gerir melhor a sua carreira de freelancer. Selecionamos os mais utilizados e que auxiliam principalmente quem está começando nesse rumo. Por isso, dividimos em categorias para você ir direto ao ponto na necessidade que deseja sanar. Vamos lá:
PARA PRODUTIVIDADE:
- Toggl: Pode-se dizer que esse aqui é tipo o seu chefe! É um dos mais populares e usados pelos profissionais na atualidade, principalmente para quem atua de home office e sem um horário pré-estabelecido. Ele é um aplicativo de gerenciamento de tempo, bem prático de usar que monitora o tempo que você está realmente trabalhando e quanto tempo está se distraindo com outras coisas. Relaxa, isso não é para se punir de “autoculpa”. A medida é uma boa para você ter mais noção de quanto tempo gasta em uma atividade e assim saber quanto custa a sua hora de trabalho. Dessa forma vai valorizar melhor seu serviço, além de estipular com mais precisão os prazos. Autoconhecimento é tudo e os clientes agradecem!
- Trello: Esse aqui é o seu gerente! A ferramenta permite gerenciar vários projetos ao mesmo tempo, ajudando a organizar dados, prazos, objetivos e, o melhor de tudo, é que você pode incluir pessoas para colaborar na ação. Dá para você ter uma visão geral de tudo que está se passando, o que vai vir e o que já foi. Além de permitir a edição de outros parceiros para colaborar nessa organização. É tipo, tudo junto e misturado – mas bem organizado, claro.
PARA ARRANJAR CLIENTES:
- Workana Pro: Esse é aquela vitrine que coloca você em evidência com seus futuros clientes. Com atuação em toda a América Latina, a ferramenta gratuita ajuda a conectar profissionais e empresas conforme a região que atuam. Ela facilita a contração e mantém o sistema de avaliação, que facilita tanto da publicidade do profissional quanto na escolha do contratante. Já tem mais de 1 milhão de freelancers cadastrados.
- Freelancer.com: Esse é outro amiguinho vendedor que permite arranjar jobs do mundo inteiro. O mais legal é que só cobra o valor do “agenciamento” em vender seus serviços quando o trabalho encerra. Ou seja, se você não arranjar clientes por ele, não paga. Também funciona de uma outra dinâmica. O freelancer se candidata à vaga que está disponível para o projeto inscrito na plataforma. A ferramenta, que tem com 28 milhões de usuários registrados e 13 milhões de projetos, foi vencedor de onze prêmios Webby, o que reafirma a sua confiabilidade.
PARA GESTÃO FINANCEIRA:
- Organizze: O mundo incerto do freelancer, onde cada mês é uma caixinha de surpresa de quantos clientes e jobs irão surgir, exige e muito planejamento e controle financeiro. Assim você consegue visualizar o que entra e saí, o quanto pode ter de salário naquele mês e como de fato está a sua situação financeira. Ele gera gráficos e ajuda nessa maratona de controle de forma rápida e prática.
- Controlle: Esse aplicativo é bem simular a um departamento financeiro. Ele oferece controle do seu fluxo de caixa, conciliação bancária e lançamentos na versão gratuitas, podendo ganhar um plus e tanto na versão Premium que vai de relatórios, auditoria a outras funcionalidades.
A nossa série dedicada ao profissional Freelancer não acabou. Ainda teremos mais textos e você pode participar enviando sugestões de temas, depoimentos e perguntas. Estamos esperando a sua participação!