5 Atitudes de Vendedores de Sucesso
26 de agosto de 2016Lições de Growth Hacking: o que é e como começar a implementar
19 de setembro de 2016Escrever é um exercício empático
Se você “der um google” procurando pelo termo “escrita criativa”, possivelmente você encontrará alguns cursos que te ensinarão bastante – ou não, porque nunca se sabe – sobre estilos literários, escrita narrativa, escrita em prosa, poesia, romance e outras variáveis da literatura. No entanto, o nosso curso não é sobre isso. Sim, pode ficar aliviado. Em tempos de inbound marketing, produção de conteúdo desenfreada e leads que só aparecem quando o usuário se interessa por aquilo que a sua marca tem para falar, escrever criativamente não é mais uma questão literária, é uma questão de se fazer entender, de se comunicar bem, de chamar a atenção do público e conduzi-lo a fazer aquilo que você quer. O nosso objetivo, então, é compreender como que alguns artifícios de linguagem podem ser utilizados a fim de tornar um texto mais interessante para o leitor – aliás, o leitor é bem importante na hora em que você decide escrever algo, afinal, nunca escrevemos para nós mesmos. Lembre-se disso: escrever é um exercício empático, é colocar-se no lugar do outro e perceber como você gostaria de ser abordado a partir de um texto.
Gramaticalidades, norma culta, ortografia e outras regras que conhecemos para a escrita, com certeza não precisam ser o ponto de partida do seu texto, bem como um texto informativo não precisa necessariamente só informar, ele pode entreter. Esqueça a forma, o nazismo gramatical, e foque no conteúdo, porque nenhuma regra consegue superar um texto consistente. Dito isso, preciso que vocês saibam: a ideia desse curso é impedir que você fique desesperado em frente do papel em branco, garantir que você use os recursos de linguagem a seu favor – às vezes as pessoas se tornam reféns deles – e, acima de tudo, que você descubra que a criatividade nada mais é do que conectar ideias comuns e que estão dadas por aí, mas tudo isso a partir de conectivos diferentes. Bora desmitificar o tal do processo criativo para a escrita? Faça sua inscrição para o curso clicando aqui.
Autor do texto e facilitador do curso:
Igor Francisco é redator publicitário há seis F* anos, coordenador de conteúdo web há três, residente artístico no Atelier SOMA e repórter/colunista do site Curitiba Cult. Já atuou também em assessorias de imprensa – passado que ele nega até a morte -, trabalhou como professor Educomunicação, e também foi responsável por redigir algumas publicações financiadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretária dos Direitos Humanos da Presidência da República. Tem uma pós não concluída em Comunicação e Sociedade pela UTFPR, mas, em contrapartida, já foi docente para a Secretaria de Estado da Educação em cursos de extensão para os professores da rede estadual de ensino e realizou a assessoria de imprensa e produziu conteúdo para diferentes seminários realizados no Congresso Federal.
Confira o que diz quem já fez o curso do Igor
“Que bom que eu ganhei de última hora a oportunidade de assistir seu curso e aprender muito mais do que eu imaginava. Adorei todo o conteúdo, muito prático e super útil, motivador. Fiquei com vontade de sair e escrever, publicar, analisar”. -Luiza Franco
“Finalmente participei de um curso de escrita que foca na escrita!”. – Tati Penelas
“O Igor aborda conteúdos que libertam a gente do tabu da escrita. Trata a coisa nua e crua e de forma atual”. -Eric Eliél