Impact Hub lança plataforma para conectar Hubbers globalmente
4 de setembro de 2019Veja bem-vindo aos centros de Impacto da América Latina!
19 de setembro de 2019Setembro é o mês da diversidade no Impact Hub Curitiba. Para promover o debate sobre o tema, o coworking realiza uma série de ações ao longo do mês.
De acordo com o dicionário: diversidade é um substantivo feminino que significa a qualidade daquilo que é diverso, diferença, dessemelhança, variação, variedade, multiplicidade. Mas, também pode significar ausência de acordo ou divergência.
Apesar da palavra diversidade ser utilizada para denotar o processo de inclusão cultural e de gênero nas empresas, na política, nos relacionamentos e na sociedade, a diversidade também pode se referir ao meio ambiente. “Escolhemos duas formas de diversidade para ser abordarmos durante o mês de setembro: a diversidade cultural que diz respeito à nossa responsabilidade em conciliar diferentes pessoas no ambiente em que estamos , unindo-as em colaboração, e à biodiversidade que diz respeito à nossa responsabilidade com o meio ambiente e como isso impacta nosso modo de viver”, enumera Valquíria Rumor, coordenadora de cultura e hospitalidade do coworking em Curitiba.
A amplitude da palavra diversidade
Aceitar a diversidade cultural não é apenas conseguir conviver com gêneros, cores, ou orientações sexuais diferentes, mas respeitar ideias, culturas e contextos de vida distintos. As empresas já descobriram que a diversidade fortalece a competitividade e a aumenta a lucratividade. Além disso, as organizações que investem em diversidade são mais inovadoras e se adaptam mais rapidamente às mudanças do mercado. Ser diferente é diferencial competitivo no mundo atual.
O Brasil, com toda a sua dimensão territorial e sua pluralidade cultural, religiosa e étnica, poderia ser um exemplo de diversidade cultural. Porém, nem tudo são flores. Há muito a fazer no que se refere à inclusão de afrodescendentes no mercado de consumo; na diminuição dos casos de violência contra mulheres, negros e homossexuais; para minimização da desigualdade de gênero. “A estrada a consolidação da diversidade cultural no país ainda está sendo pavimentada. Há muito o que fazer no sentido de conciliarmos as divergências e conquistarmos uma sociedade mais justa e inclusiva para todos”, ressalta Marcos Schwartz, diretor do Impact Hub Curitiba.
Brasil, o país da “megadiversidade”
A biodiversidade representa toda a riqueza e variedade do mundo natural. Ainda não se sabe quantas espécies vegetais e animais existem no planeta Terra. As estimativas variam entre 10 e 50 milhões de espécies, das quais os cientistas classificaram apenas 1,5 milhões. Neste contexto, o Brasil é considerado o país da “megadiversidade”. Aproximadamente 20% das espécies do mundo estão aqui. “A dimensão da biodiversidade brasileira é gigante, por isso, precisamos conhecê-la profundamente para preservá-la. Além disso, precisamos refletir sobre nosso papel como agente modificador do mundo, para melhor ou para pior”, finaliza Marcos.
Impact Hub estimula a diversidade na prática
Lançada em agosto, a plataforma CommunityApp do Impact Hub tem como objetivo estimular a diversidade na prática, criando a noção de comunidade de impacto. Com a ferramenta global de conexão hubbers do mundo todo estão a um clique de se conhecerem, compartilharem conhecimento, trocarem ideias e descobrirem mais sobre outras culturas e outros arranjos políticos e econômicos. “Essa proximidade, promovida pela Community App fomenta e impulsiona os projetos de impacto social, pois esse é um assunto comum entre os hubbers hospedados no Impact Hub, globalmente”, explica Valquiria Rumor, coordenadora de cultura e hospitalidade no coworking em Curitiba.
Para acessar a plataforma basta salvar o link como favorito no seu browser e começar a interagir com o mundo. Quer fazer parte disso tudo? Saiba mais sobre o Impact Hub Curitiba, aqui e entre para a comunidade global.