Negócios + Sustentáveis
1 de maio de 2017Você está praticando a Proposta de Valor da sua marca?
5 de maio de 2017Corpo, este instrumento riquíssimo, que é preciso tê-lo mais, dar-se um tempo, associá-lo com a mente, com o cotidiano com este presente vívido e interino.
As experiências desde o acordar de manhã até o dormir no fim do dia são múltiplas e únicas, fazemos muito e este muito repleto das minúcias que só você faz; gestos e maneiras somente seus, executados de maneira mecânica na maioria das vezes, pois já é costume, já não se pensa mais em como fazê-lo e sim qual o tempo gasto para se vestir, tomar café, ministrar aquela reunião ou até mesmo responder aqueles e-mails.
Qual a consciência e percepção sobre este executar de movimentos em seu dia? Compreende suas expressões diante de uma apresentação de negócios? A mensagem foi passada com confiança para o cliente? E a postura durante a reunião foi condizente a proposta? Como esta sua personalidade? E sua identidade?
A busca de desenvolver o senso da capacidade de entender e reagir às mudanças, a consciência corporal de compreender diferentes formas de expressão, aplicando o recurso desta linguagem não-verbal, o corpo, determinando movimentos corporais que podem transmitir mensagens e intenções. Pesquisando como objetivo o auxílio da percepção de ritmo, postura, impostação, tempo e espaço. Com estas possibilidades a desenvoltura diante do outro, pode se tornar mais clara e viva, aproximando os sentidos corpóreos, proporcionando satisfação vital.
Algumas condições levam a maior parte das pessoas a viver atrás de máscaras, a máscara da personalidade, que tenta apresentar aos outros e a si mesmo. A personalidade acaba se tornando tão ajustada a máscara que mecaniza muitas de suas ações e, sua identidade que é pessoal e social, acontece de forma interativa entre o individuo e o meio em que está inserido.
Esta não deve ser vista como algo estável e imutável, como se fosse uma armadura para a personalidade, mas como algo em constante movimento. Pela identidade nos apresentamos ao mundo. E, é na personalidade que estão todas as nossas qualidades e essas qualidades são expressas ao mundo através de nossa identidade.
Hoje vivemos distantes do agora e, o sucesso esta nos bons relacionamentos imediatos. O contato em negociações, no trato com a equipe, para estabelecer a relação com todas estas pessoas, se deve ter uma boa linguagem. E a linguagem não é apenas a fala. A sua postura e os movimentos do corpo são igualmente importantes.
Linguagem corporal é uma forma de comunicação não-verbal, quando o indivíduo é capaz de se expressar utilizando o seu corpo, através de expressões faciais, posturas corporais, distâncias físicas e gestos que são de caráter inconsciente ao comunicador.
A linguagem corporal surgiu antes da linguagem verbal, e ainda hoje representa uma das mais importantes formas de comunicação do ser humano. Especialistas afirmam que aproximadamente 93% de toda a comunicação humana são não verbais. 55% da comunicação são feitas sem a utilização de palavras, ou seja, estão relacionadas com posturas, expressões faciais e gestos. A sonoridade e vocalização (tom de voz, ritmo e velocidade de fala) também são importantes e correspondem a 38% das mensagens transmitidas.
A nossa postura não só pode mudar a opinião dos outros sobre nós, mas também influencia a visão que temos de nós mesmos. Posturas podem ter impacto positivo ou negativo na nossa auto-estima.
Existem vários especialistas que se dedicam ao estudo da linguagem corporal, e podem identificar os verdadeiros sentimentos de uma pessoa, que muitas vezes não coincidem com o que a pessoa fala. Como a linguagem corporal e a mentira, linguagem corporal da atração, a linguagem corporal e a gestual; é importante não confundir linguagem corporal com linguagem gestual. A linguagem gestual é mais objetiva, sendo que cada gesto tem um significado próprio, que foi estabelecido por convenção. Na linguagem corporal, certa postura ou gesto são mais subjetivos, podendo ou não revelar uma atitude mental ou física.
Normalmente, a comunicação verbal (principalmente através da fala) está atrelada com a não-verbal. Por exemplo, quando alguém está narrando uma história (linguagem verbal), inconscientemente, executa movimentos corporais, faciais e variações sonoras que ajudam a transmitir não apenas as informações da narrativa para o interlocutor, mas também as emoções e sensações.
Os estudos referentes à comunicação não-verbal estão relacionados com o espaço e ambiente que o ser humano utiliza ao seu redor para comunicar-se, trata-se também do impacto que as características físicas do comunicador podem provocar no receptor, ou seja, as “primeiras impressões”. Está relacionado com as características sonoras e como estas podem influenciar nos significados de um discurso, a intensidade, volume, velocidade, pausas, são alguns exemplos. Os movimentos executados pelo corpo, destacando as expressões faciais, os gestos e seus significados de acordo com a cultura e contexto de uma sociedade, por exemplo.
É possível ter uma postura natural, basta dar-se um tempo de respiro entre si e seu corpo e uni-los, permitir se perceber e criar consciência de seu movimento. Movimentos de dizeres que se complementam, corpo que age e reage, sob muitos reflexos, sejam eles internos ou externos, por onde passar deixar registros, ditados de expressão, Ditado do Corpo.
Escrito por Enaiê Cardoso