Como acompanhar a implantação da ODS na prática?
1 de abril de 2019Vai mudar para o coworking e está preocupado com seu estoque ou em precisar de mais espaço?
10 de abril de 2019Comunicação e gestão podem ser diferenciais para o mercado. A boa notícia é que tem como investir nesses setores sem ter uma parcela alta no orçamento.
Quem está empreendendo precisa ser quase um “polvo” (ele mesmo, o animal!), ou seja, pensar em uma série de funções e ações bem além do que somente o a atividade fim do seu serviço. Muitas vezes fazer tudo sozinho mesmo. Para quem está começando ou tem um pequeno negócio pode até bater um desespero às vezes. Mas calma, tem como conseguir ajuda externa sem ter um alto investimento.
Separamos algumas dicas de serviços dedicados exclusivamente a pequenos e médios negócios, inclusive para o microempreendedor individual, de modo que ele use, claro, pequenos investimentos para impulsionar o seu negócio – aí sim a gente vê vantagem, não é mesmo? Porque como diz o ditado: Sozinhos vamos mais rápido. Juntos vamos mais longe. Então, bora!
MEI Fácil
Parece que o brasileiro entendeu que formalizar o negócio compensa. O Brasil entrou em 2019 com de 7 milhões microempreendedores individuais (MEI) e a estimativa do Sebrae, diante do cenário econômico do País e das novas configurações de mercado, é que esse número quase duplique e chegue até 12 milhões de MEI. “A formalização vai muito além de ter um CNPJ. Um microempreendedor formalizado chega a faturar o dobro de um colega da mesma profissão, mas que não possui um CNPJ. Isso sem falar nos descontos para compra de mercadorias. Ver o aumento sistemático de cadastros na plataforma, além de animador, é recompensador”, afirma o CEO da MEI Fácil, Marcelo Moraes.
E como começar a ser um microempreendedores? Para responder exatamente essa questão que surgiu a MEI Fácil em 2017. “Nossa missão é cada vez mais ajudar para que os trabalhadores possam exercer suas atividades regularizados e crescerem seus negócios“, diz Rodrigo Salem, sócio-fundador da MEI Fácil. Ele ressalta que, com o MEI, o profissional passar a emitir uma nota fiscal, contribuir para o INSS, oferecer novas formas de pagamento, entre outros elementos outros benefícios.
Integrante do ranking “100 Open Startups 2018”, a MEI Fácil é uma plataforma onde quem deseja ser um MEI ou até mesmo já possui uma orientação detalhada dos procedimentos para cadastro, documentos e imposto necessários a pagar. É possível até adquirir uma máquina de cartão de crédito para usar no negócio. Não é só uma ajuda para iniciar, é possível também ser acompanhado via um aplicativo durante o tempo que o profissional desejar.
APP de Gestão
Com o atraente estilo “só paga se usar”, o VExpenses é um aplicativo de gestão com objetivo de otimizar processos em prol da produtividade e atuar na prevenção de fraudes, reembolsos de colaboradores ou administração do tempo. Todo esse serviço custa, em média, R$ 14,00 por funcionário/mês. Vale lembrar de novo: só é cobrado se for usado. “Essa organização tem ajudado as empresas a crescerem, evitando também prejuízos e gerando economia de tempo e de dinheiro”, comenta Bruno Pain, co-fundador do App.
A tecnologia tem funções como gerenciador de equipe, cadastro de políticas e workflow de aprovação, além da opção de relatórios de diferentes conteúdos. Problemas nesses processos pode gerar um prejuízo de até 8% no faturamento, conforme dados da consultoria Hands On Solution, então, é bom olhar com atenção para isso.
Marketing e inteligência artificial
Isso mesmo: os dois serviços que mais crescem no mundo corporativo e que, para muitos, são quase considerados uma alternativa apenas para os grandes – tem gente até que acha “supérfluo” esse investimento – mas eles estão, sim, ao alcance dos pequenos e médios empresários.
Sem contratos mensais de prestação de serviços, com opções de serviços pontuais e preços já expostos no site, a Press Works é uma agência de comunicação para quem “está com o orçamento apertado”, ressalta o idealizador do projeto. “90% dos nossos clientes nunca tinha contratado uma agência de comunicação com a mídia antes e viu o resultado do nosso trabalho reverter em leads e na consolidação e crescimento da empresa”, explica Michel Bekhor.
Além de assessoria de imprensa, a Press Works tem pacote com mídias sociais, conteúdo, link building para SEO e a cereja do cupcake (já que estamos falando de pequenos): a agência desenvolveu metodologias de inbound PR e algoritmos de inteligência artificial para impulsionar a comunicação dos seus clientes, conseguindo mais resultados nas campanhas realizadas.
Outro impulso pode ser trabalhar em um Coworking como o nosso, mas isso eu já te contei aqui nesse blog.
Sobre o que você quer conversar com a gente aqui? Envia um e-mail com a sua sugestão e até o próximo papo!