Como as pessoas criativas têm ideias?
7 de outubro de 2016Modelo de negócios vs. Plano de negócios
1 de novembro de 2016A Astrologia pode ir muito além do que você imagina! No curso de Astrologia, ministrado por Fernanda Penteado, você vai aprender a ler um Mapa Astrológico através de tópicos como Alfabeto Astrológico, Signos e Elementos (fogo, terra, ar e água). O Impact Hub convidou a facilitadora do curso para contar um pouco sobre a história da Astrologia. Confira o texto a seguir:
A história da Astrologia se confunde com a história da humanidade. Existem registros que povos pré-históricos, a 26000 antes da era cristã, já sistematizavam eventos celestes e acontecimentos terrestres. Mas foi na Mesopotâmia, por volta de V A.C., que a Astrologia começou a ficar mais parecida com a forma que utilizamos hoje.
Os caldeus, povo que viveu onde hoje é o Iraque, foram os principais astrólogos da antiguidade. Seus vizinhos, os babilônios, também deram grande contribuição à Astrologia. Suas observações astronômicas alcançam o extraordinário intervalo de 490 mil a 720 mil anos. Essas observações relatam as cheias do Rio Eufrates, em consonância com as posições dos planetas e constelações, além do Mapa Astral de cada criança nascida entre eles.
Os Egípcios se utilizaram da Astrologia em sua sociedade e arquitetura. A Esfinge de Gizé, por exemplo, é, além de um templo onde se faziam cerimônias de iniciação, uma síntese simbólica dos quatro elementos da Natureza, tais como utilizamos no estudo astrológico atual. Alexandria era um grande centro de estudos astrológicos. Os quatro livros de Hermes guardam um impressionante tratado sobre as estrelas fixas e o funcionamento do sistema solar, bem como a relação de paralelismo entre o céu e a Terra.
Os gregos, de quem conhecemos a primeira menção que a Terra gira em torno no Sol, herdaram seus conhecimentos científicos dos Mesopotâmios e Egípcios. Estiveram em Alexandria para estudar sobre Astrologia, Astronomia e ciências naturais grandes nomes como Pitágoras, Heródoto e Tales de Mileto.
Muitos outros povos como os Hebreus, os Indianos, os Chineses fizeram (e ainda fazem) uso da Astrologia na sua arquitetura, cultura e sociedade.
A Astrologia é uma ciência, baseada em observações regulares, desde tempos muito remotos. Alguns preferem classificar a Astrologia como um saber de cunho mais filosófico, e mesmo como uma Arte. Os Estatutos da ABA – Ordem Nacional dos Astrólogos – estabelecem uma definição abrangente, do que é a Astrologia:
“Ciência pode ser definida como um conjunto organizado de conhecimentos relativos a um objeto perfeitamente definido, com conhecimentos estes comprováveis e verificáveis por vários sistemas, inclusive por comparação estatística, obtidos mediante a observação e a experiência dos fatos, e possuindo metodologia própria. A Astrologia é uma ciência em si e por si, que não se confunde com nenhum outro ramo do conhecimento científico ou filosófico, seja em seu objeto de estudo, seja em seu método de investigação e análise. Possui um caráter integrativo, abrangente, universal, racional e natural, com infinitas aplicações e sendo assim um instrumento útil e valioso para todas as outras ciências, bem como para melhorar as condições de vida humana e da sociedade. É, contudo, uma ciência peculiar, em virtude de suas características próprias, sua metodologia, seu simbolismo e suas finalidades.”
A principal ferramenta da Astrologia é o Mapa Astral, também conhecido como Horóscopo. Ele é um diagrama que representa os corpos celestes, traçado a partir de um determinado momento no tempo e espaço.
O Curso de Astrologia acontece dia 08 de novembro, aqui no Impact Hub.
Faça sua inscrição para o Curso de Astrologia clicando aqui.
Sobre a facilitadora:
Fernanda Penteado, apaixonada pelo Universo e seus ciclos, estuda astrologia e suas várias vertentes à mais de 10 anos. Teve oportunidade de estudar nos dois grandes centros de astrologia da Inglaterra, a Faculty of Astrological Studies e no Center for Psychological Astrology. Graduada em Psicologia pela UFPR, com a monografia A Astrologia sob a perspectiva da Psicologia Analítica. Atende como consultora astrológica em Curitiba e desenvolve projetos de orientação vocacional e terapia com Mapa Astrológico.