Sororidade Sem Utopia
5 de março de 2020Nossa visão e compromisso para enfrentar o COVID-19
20 de março de 2020O coronavírus é um tipo de vírus comum em todo o mundo. COVID-19 é uma nova cepa de coronavírus descoberta em dezembro de 2019. O seu período de incubação é de 2 a 14 dias. Isso significa que uma pessoa pode permanecer sem os sintomas até 14 dias após ser contaminada pelo vírus.
Como você provavelmente está ciente da situação que está mudando rapidamente, a recomendação principal é seguir de perto e prestar atenção às recomendações da OMS para obter as informações e atualizações mais recentes.
Sinais e sintomas do COVID-19
- Tosse
- Dificuldade para respirar
- Febre
Solicitamos também, para maior segurança de todos os Hubbers, que nos notifiquem se você entrou recentemente em contato com pessoas infectadas com Coronavírus ou com pessoas de áreas particularmente afetadas pelo fenômeno, ou se você estiver tendo algum dos sintomas acima, por favor, fique casa. Vamos trabalhar juntos para conter o vírus!
Como o COVID-19 se espalha?
Pelo que sabemos sobre outros coronavírus, é mais provável que a disseminação do COVID-19 ocorra quando houver contato próximo (dentro de 2 metros) com uma pessoa infectada. É provável que o risco aumente quanto mais tempo alguém tiver contato próximo com uma pessoa infectada.
As secreções respiratórias que contêm o vírus provavelmente são os meios de transmissão mais importantes; estes são produzidos quando uma pessoa infectada tosse ou espirra, da mesma forma, resfriados se espalham.
Existem 2 rotas principais pelas quais as pessoas podem espalhar o COVID-19:
Quando uma pessoa infectada tosse ou espirra, libera gotículas de saliva ou muco.
Essas gotículas podem cair nas pessoas próximas e podem ser inaladas diretamente ou coletadas nas mãos e depois transferidas quando alguém toca seu rosto, causando infecção.
Os vírus também podem se espalhar através de gotículas que pousam em superfícies como assentos em ônibus ou mesas. No entanto, se essa é a principal rota de transmissão depende de quanto tempo os vírus sobrevivem nas superfícies – isso pode variar de horas a meses. O entendimento atual é que o COVID-19 não sobrevive em superfícies por mais de 72 horas.
Impedindo a propagação da infecção:
Lave as mãos
molhe as mãos com água corrente limpa e aplique sabão. Ensaboe as mãos, incluindo a palma da mão, entre os dedos e debaixo das unhas e esfregue por pelo menos 20 segundos. Enxague. Em seguida, passe o Álcool em Gel.
Cubra a boca e o nariz com um lenço de papel quando tossir ou espirrar, depois jogue o lenço na lixeira e lave as mãos. Se você não tiver um lenço de papel à mão, tosse ou espirre no cotovelo, em vez de nas mãos.
Se não se sentir bem, fique em casa e procure orientação médica das autoridades públicas (Ministério da Saúde).
Evite tocar nos olhos, nariz, boca com as mãos não lavadas. Limpe e desinfete as superfícies freqüentemente tocadas.
Viagens
Solicitamos a todos os membros que cumpram as seguintes instruções:
Se você voltou de uma área afetada nas últimas duas semanas, fique em um local fechado e evite o contato com outras pessoas por 14 dias. Isso significa não ir ao trabalho, escola, áreas públicas e Impact Hub 😉
Se você retornou de uma área infectada e desenvolveu uma temperatura alta, tosse, coriza, dor de garganta ou dificuldade em respirar, não saia de casa até que o médico o aconselhe.
Se você estiver planejando viajar para o exterior, verifique também os conselhos de viagem mais recentes. Se tiver alguma dúvida ou precisar de mais suporte ou aconselhamento, entre em contato com a Equipe do Impact Hub Curitiba!
Escrito por: Impact Hub Global