Empreendedores optam por espaços compartilhados de trabalho e apostam em crescimento
21 de outubro de 2019Horas de sono a menos, soluções viáveis para problemas de mobilidade e resíduos
4 de novembro de 2019Comando News – Os ambientes compartilhados de trabalho, os coworkings, vêm se consolidando como uma excelente opção para profissionais e empresas de diferentes áreas. Somente em 2018, houve um crescimento de 48% no número desses espaços em comparação com o ano anterior. Aproximadamente 200 mil pessoas circulam todos os meses nesses ambientes todos os meses, no país.
Porém, para que toda essa diversidade e quantidade de pessoas co-existam, produzam e se relacionem de forma harmônica, algumas dicas de convivência são bem-vindas. Afinal, apesar da descontração e da informalidade dos coworkings, esses espaços foram concebidos para trabalhar, não é mesmo?
1. Mantenha a ordem
Os hubbers devem trazer seu próprio material de trabalho. Já o Impact Hub Curitiba oferece infraestrutura básica: internet, equipe de limpeza, mobiliário e serviços compartilhados como impressora e salas de apoio (reunião, treinamento). Como as mesas são divididas entre os ocupantes é importante manter seu espaço organizado, sem acumular papéis e outros materiais. Mantenha o máximo de pertences dentro da sua mochila para evitar interferir no espaço alheio.
2. Evite fazer barulho
É importante lembrar sempre que um coworking é um espaço compartilhado de trabalho e que todos precisam se concentrar. Controlar os decibéis de sua voz durante uma ligação telefônica ou buscar um cantinho para falar pode ser uma boa opção para não atrapalhar seu colega.
3. Traga seu fone de ouvido
Se sua atividade profissional demanda que você ouça áudios, assista a vídeos ou participe de conferências ou treinamento on-line, mantenha seu fone de ouvido sempre por perto. Além de ajudar a evitar barulho para os colegas, o fone de ouvido também é um sinal que você está concentrado em outra atividade e não pode ou quer ser incomodado naquele momento.
4. Respeite os horários das reservas
As salas de reunião são disputadas e precisam ser agendadas com antecedência. Então, se você sentir que sua reunião vai começar com atraso ou passar do horário, lembre-se que, provavelmente, outra pessoa poderá usar a sala na sequência e não é de bom tom deixá-la esperando. Por isso, o indicado é desocupar a sala no horário combinado e dirigir-se a outro local para finalizar a conversa, caso necessário. Nesse caso, o Impact Hub Curitiba é muito privilegiado, pois conta com vários espaços agradáveis de convivência que podem ser usados nessas situações.
5. Entenda a dinâmica da cozinha
As geladeiras, pia, xícaras, copos, microondas e mesas são compartilhados também, e a regra é clara: organize toda a bagunça que produzir. Na geladeira, os recipientes de comida precisam ser identificados com etiqueta e não devem ser esquecidos de um dia para o outro para não estragar. As xícaras e copos devem ser limpos logo após o uso para não acumularem na pia e, ao utilizar o micro-ondas, evite aquecer alimentos com cheiro forte.
6. Interaja com respeito
Conhecer pessoas das mais variadas áreas é uma das vantagens do coworking. Mas, é preciso saber a hora certa de se aproximar. Não é legal se intrometer na conversa alheia sem ter sido convidado ou interromper os outros enquanto estão trabalhando. Para promover esses momento de interação entre os hubbers, o Impact Hub Curitiba tem um calendário intenso de eventos internos que promovem o networking como o Mova-se, a Hora do Bolo, o Day One e o Open Project Night, entre outros. Além disso, você também pode pedir aquela ajuda amiga para a Valquíria Rumor, que é coordenadora de cultura e hospitalidade e que vai auxiliar a fazer conexões dentro do coworking de forma assertiva.
Agora que você já sabe como trabalhar em um coworking, venha conhecer tudo o que o Impact Hub Curitiba pode proporcionar a sua empresa. Nossa equipe está à disposição para encontrar a solução de hospedagem mais adequada à necessidade de sua empresa.