Alcance a produtividade total
21 de novembro de 2016Leituras obrigatórias para todo empreendedor
5 de dezembro de 2016No dia 01 de dezembro vamos receber o curso Liderança: Como tornar sua equipe em alta performance, da facilitadora Cléia Soares. Para falar um pouco mais sobre o assunto, a convidamos para escrever um artigo para o blog! Boa leitura!
Você acredita que o líder é transformador de pessoas? Você busca formas tangíveis de estimular sua equipe? Você quer sair do teórico e obter resultados palpáveis? Se você disse SIM: sinal que faz parte do nosso time! Venha nesta jornada de aprendizagem interativa. Aqui é o espaço para aqueles que apostam que sua equipe pode conseguir resultados extraordinários e gerar uma verdadeira corrente do bem.
Lidere a si mesmo: ‘o líder antes de liderar uma equipe deve aprender a liderar a si próprio’. Isso faz sentido para você? Imagine um líder que pressionado: fala de forma alterada e é impaciente com seus colaboradores. Ao que parece não consegue ‘liderar suas emoções’, então como conseguirá liderar sua equipe para resultados que não sejam por meio de artifícios de estresse e pressão?
Foco na solução e não no problema. Para mim tem um livro que é divisor de águas pessoal e profissionalmente: “Pare de reclamar e concentre-se nas coisas boas” de Will Bowen. Uma frase do livro “Olhe além do problema. Visualize a solução. Fale apenas sobre o que deseja e com quem possa ajudá-lo a conseguir o que quer. Assim, você diminuirá o tempo de espera necessário para obter o que quer e, de quebra, será uma pessoa mais feliz”.
Inteligência coletiva: resultante de pessoas comprometidas, eticamente, que somam habilidades para pensar, solucionar e inovar. Pode acreditar: as pessoas da sua equipe sabem o que precisa ser feito para gerar resultados extraordinários! Você pode dizer: ‘falar é fácil’. Quero ver como é que faço para que todos somem as inteligências, tenham ideias focadas na resolução de problemas e trabalhem em equipe.
Você aceita um desafio? Que tal, por uma semana, fazer algo inovador e de grande impacto na sua liderança e na transformação da sua equipe em alta performance?
É importante realizar esta atividade por escrito. Assim como fazemos exercício para nosso corpo, também podemos fazer ginástica com nosso cérebro. Conseguimos mudar nossos hábitos, nossas ideias, ações e conseguir resultados mais satisfatórios a partir do momento que ‘forçamos’ nosso limite e capacidade de pensar e agir de modo diversificado do habitual. Afinal: “Loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual!” Albert Einstein.
Lá vão os desafios:
1º) “O que posso fazer agora, que só depende de mim, para conseguir liderar positivamente meu Eu?” Se comprometa a praticar uma ação real. Algo que não seja tão fácil que desestimule e nem tão complexo que seja inatingível.
2º) Transforme os problemas em soluções:
– “O que minha equipe já apontou como solução?”
– “Quais são as soluções viáveis que posso fazer agora para gerar impacto positivo na minha equipe?”
– “O que estou postergando?” “O que sempre penso em fazer e acabo deixando de lado?” “O que posso começar a fazer imediatamente?”
3º) Inteligência coletiva: converse com sua equipe sobre ‘liderança do eu’ e ‘foco na solução e não no problema’. Combine com eles: uma ação que pode ser feita imediatamente e que vai gerar mudanças positivas. Você pode propor: “o que nós podemos fazer agora, uma coisa que só depende de nós, para gerar um ambiente de trabalho maravilhoso?”. Dica: você pode levar folhas grandes e canetas coloridas para que a atividade fique mais interessante e saia da rotina.
Sobre a autora do artigo e facilitadora do curso:
Cléia Elaine Soares é apaixonada pelo desenvolvimento de pessoas.
Formada em Psicologia, Coach, MBA em Marketing, Psicopedagogia, Novas Tecnologias, Metodologia de Projetos.
Amante dos bons livros. Adora viajar e conhecer pessoas. Acredita que é possível trabalhar e se divertir ao mesmo tempo. Já palestrou e treinou diversas equipes pelo Brasil.
CEO do Grupo Diferencial. Criou o Programa EscolhiSerMelhor que inovou os treinamentos de gestão e liderança no ambiente corporativo.