Lei de Acessibilidade Audiovisual, inclusão para todos
16 de novembro de 2017Retrospectiva Impact Hub Curitiba 2017
21 de dezembro de 2017Por Jéssica Vieira.
Podemos começar esse texto já nos questionando sobre o que é a tão falada PRODUTIVIDADE. O termo está alta e todos querem aplicá-la no dia a dia, afinal, quem não quer produzir mais (com qualidade), e conseguir otimizar o tempo? Isso pode ser um desafio para muitos, principalmente para quem trabalha em casa e às vezes não consegue criar uma rotina diária.
A partir do momento em que se resolve trabalhar Home Office, a primeira coisa que vem a mente é “Vou criar uma rotina de trabalho e ser produtivo!”, mas vamos falar a verdade, isso é difícil de fazer. O ambiente caseiro é propício para perder o foco e acabar atrasando o trabalho, mas existem alguma coisa para melhor a nossa Produtividade Home Office.
Tenha um ambiente de trabalho
Uma das tentações de trabalhar em casa é poder passar o dia da forma mais confortável possível, porém, isso não significa que não exige um ambiente próprio. Busque uma área que seja arejada, bem iluminada, e que ofereça privacidade. Lembre-se de deixe claro para as pessoas ao seu redor que você está trabalhando e não pode ter interrupções a todo momento.
Faça horários fixos
Estabelecer horários de trabalho é crítico para ter sucesso em Home Office. Sem ele, é fácil de se perder nas distrações da rotina doméstica. O ideal é definir horário para começar e terminar o trabalho, com tempo pré-definido para almoço e para os cafezinhos ou bate-papo com quem estiver em casa. Claro, precisa de disciplina e força de vontade para cumprir esses horários, senão todo esforço será em vão.
Crie tarefas e metas
Fazer uma lista de tarefas a cumprir durante o dia nos mantém focados na execução, o que contribui para a produtividade do trabalho em casa. Quando temos em mente o que é preciso fazer, é mais fácil de concluir ao longo do dia, uma tarefa após a outra. É simples e eficiente, um remédio contra as dispersões.
Saiba a hora de parar
Quando se trabalha em um ambiente corporativo é fácil saber a hora de parar e ir pra casa, porém quando o trabalho é Home Office esse passo acaba se perdendo. É muito importante saber quando precisa encerrar o seu horário de expediente e aproveitar sua vida pessoal. Não misture as coisas, se não você pode perder uma das maiores vantagens do Home Office, ter mais tempo para você.
Continue com seu ciclo de contatos
Trabalhar em casa pode acabar diminuindo o seu ciclo de contatos e te isolando. Para resolver esse problema, que tal tirar um dia da semana para trabalhar em um lugar diferente? Um ambiente com novas pessoas, abrir a mente para projetos inovadores, e claro, um espaço onde você pode fazer networking e aumentar os seus contatos, visando o crescimento profissional e também pessoal. Uma boa opção é frequentar um coworking, ao fazer parte de uma comunidade é possível aproveitar todas as vantagens. Desde conhecer coisas novas e ter um espaço para suas reuniões (afinal, você não vai fazer uma reunião na sua cozinha, vai?) até ter a possibilidade de fechar novos negócios e ter mais insights.
Realizando essas pequenas tarefas no seu dia a dia, é mais fácil de aumentar a produtividade e aproveitar mais a vida pessoal, sem pensar nas coisas que não fez, ou que ainda precisa fazer. Tendo a mente tranquila, com tudo sob controle e caminhando da maneira certa em um bom fluxo, a vida fica mais leve e gostosa.
Aproveite todas essas vantagens, tenha seu espaço em casa, seu tempo, sua rotina, mas não esqueça de conhecer pessoas novas, com aptidões variadas, e assim, ter a vida profissional em harmonia com a vida pessoal.
Quer fazer tudo isso e não sabe por onde começar?
Deixa eu te falar uma coisa? É simples! Basta entrar em contato com a equipe do Impact Hub Curitiba e marcar uma visita para conhecer os espaços inspiradores e escolher o melhor plano pra você. Assim, você já entrar em um mundo de muito networking e redes colaborativas!