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29 de setembro de 2016Designer, uma apresentação bem embasada é o recurso mais valioso na hora do cliente aprovar o seu trabalho.
Todo designer passa pela terrível fase de aprovação de um projeto, em que alterações sempre aparecem. E se fosse possível reduzir esse número de alterações apenas melhorando a forma como você apresenta seu trabalho? Confira algumas dicas de como encurtar o caminho até a validação do job.
O que não fazer:
1) Falando especificamente da apresentação da marca, nunca a envie diretamente no corpo do e-mail. O seu cliente pode abrir no celular, no trânsito ou em uma reunião estressante, e desqualificar todo seu trabalho pelo simples fato de ver a marca ali, lançada no corpo do e-mail;
2) Nunca anexe um jpg da marca em um fundo branco, sem explicar como chegou naquele resultado, o porquê da escolha da fonte e das cores. É importante que a explicação seja reforçada no texto do e-mail, e na apresentação em pdf;
3) Criar um tipo de apresentação para cada cliente. Isso gera mais trabalho, sem necessidade. Tenha uma apresentação padrão, em que você apenas adeque textos e imagens. A padronização de processos é sua melhor aliada nessas horas;
4) Não exagere ou crie justificativas falsas para fundamentar a sua concepção. O cliente pode perceber que você está aumentando a história o e achar que está sendo enganado.
O que fazer:
1) Sempre que possível, apresente o trabalho presencialmente, ou por Skype. Ouvir a explicação de quem fez a criação passa mais confiança, e é seu maior poder de convencimento;
2) Justifique sempre seu trabalho usando palavras que o cliente passou na hora do briefing. Assim ele reconhece que você ouviu o que ele tinha a dizer, e levou em consideração na hora de desenvolver o projeto;
3) No caso de aprovação de marca, sempre procure mostrar duas ou três aplicações em materiais de papelaria ou sinalização. Muitas vezes os clientes não entendem como ela vai se comportar no dia a dia, e tem dificuldade de aprovar a sua criação apenas pelo fato de achar que ela não vai funcionar no mundo real. Para isso existem vários arquivos de mockups disponíveis para download. Encontre o que mais se adequa ao público do seu cliente, ou crie um modelo básico padrão, e demonstre todo o poder do seu trabalho;
4) Embase sua apresentação com todo o processo que você utiliza para criar: comece expondo a sua pesquisa, seu painel de referências, o porque da escolha, do formato, da fonte e das cores, e termine com as aplicações do material.
5) Mostre sempre que o valor percebido pelo cliente equivale sim ao valor que ele está pagando. Isso contribui para que ele acredite no seu trabalho e aprove todo o processo de desenvolvimento da sua criação. A
Agora é só colocar as dicas em prática e esperar a ótima reação do seu cliente!
*Este conteúdo foi escrito pelos hubbers Nieli Braz de Proença e Fernando Severo, da Made87