Como os Locais de Trabalho serão no período pós-pandemia?
28 de setembro de 2020No Epicentro Global das Ações pelos ODS
5 de outubro de 2020Aliyah Kurji, bolsista global da Acumen em 2014 e agora gerente de inovação da Acumen fez a transição do setor privado para o setor de impacto social há sete anos.
Apesar do sucesso atual, a transição não foi fácil. Encontrar um emprego no setor de impacto social pode ser uma jornada confusa e frustrante. No entanto, navegar na ambiguidade faz parte do desafio e cria uma oportunidade para adicionar profundidade ao seu conhecimento sobre o setor.
O setor de impacto social possui uma infinidade de caminhos interessantes que você pode seguir, abrangendo diferentes regiões, setores e funções. “No começo, parece muito com uma obra de arte moderna que você pode ter criado aos quatro anos de idade”, diz Aliyah. “Depende de você encontrar as formas e cores que você gosta de pintar.”
COMO INICIAR SUA PESQUISA
- Não se deixe levar pela ambiguidade
Se você está procurando um caminho estruturado, está no lugar errado. A pesquisa é diferente para todos e é necessário criar um caminho que funcione para você. No início, a falta de estrutura significava que Aliyah se viu perseguindo papéis sem objetivo em todo o setor, pois foi atraída por tantas organizações diferentes e ideias inovadoras. Isso foi cansativo e não proveitoso. Mas, em vez de adiar, ela abraçou a jornada e, ao conhecer pessoas interessantes fazendo um trabalho fascinante, revelou os aspectos que eram importantes e motivadores para ela.
- Não espere que o primeiro emprego seja o ‘trabalho perfeito’
Ao mudar de carreira, em qualquer setor, você provavelmente não está qualificado para a sua ‘posição dos sonhos’ logo de cara. Pode ser necessário tomar uma posição que sirva de base para o seu objetivo final. “Se você não tem experiência em trabalhar na África e deseja um trabalho de campo na África, provavelmente precisará abordá-lo de maneira mais abrangente. Concentre-se no que você pode oferecer e não no que você quer começar e lembre-se da paixão por si só não é suficiente”, diz Aliyah. “O trabalho não é um destino, mas uma jornada; sempre haverá outro passo a dar. Não há um emprego utópico, se você espera que ficará decepcionado.”
- Não se preocupe com o que seus colegas estão fazendo
Quando Aliyah iniciou seu MBA, ela sabia que queria fazer uma transição para um trabalho mais socialmente focado, mas os detalhes não eram claros. No meio do seu MBA, ela se encontrou em uma entrevista para uma posição de gerenciamento de patrimônio, perguntando por que ela queria o papel, fez uma pausa e se viu pensando: eu não quero esse papel. “Eu estava sentindo pressão dos meus colegas porque eles estavam recebendo ofertas de grandes empresas de tecnologia e bancos de investimento com pacotes de remuneração salarial. Então, sem perceber, eu estava me candidatando a empregos que eram mais facilmente acessíveis para mim naquele momento.” Não foi até que ela parou de se preocupar com seus colegas que sua pesquisa de emprego com impacto social poderia começar.
“Esta jornada é sua, você não pode compará-la com mais ninguém. Só você sabe o que é importante para você.”
- Não se importe
Mais importante, faça uma pausa. Essa jornada pode ser confusa e alguns de seus amigos e familiares podem não entender por que você deseja fazer essa transição. Se você falhar na primeira vez, na segunda ou na terceira, não desista, é necessário um pouco de tentativa e erro. Encontrar um trabalho significativo e alinhado com suas paixões e habilidades é uma tarefa difícil, mas de modo algum impossível. Paciência é uma virtude necessária durante sua busca por um trabalho com propósito.
- Tenha uma conversa significativa consigo mesmo
Antes de iniciar sua pesquisa, você deve ter uma conversa consigo mesmo para entender o que é realmente importante para você, reconhecê-lo e fazer disso seu foco, enfatiza Aliyah. Se você conseguir seu ‘emprego dos sonhos’, mas isso não lhe permitir pagar suas contas, você ficará estressado e possivelmente ressentido a longo prazo. Isso não significa que suas prioridades não serão alteradas ao longo do tempo, você só precisa manter a conversa consigo mesmo e ser honesto. Toda decisão vem com trocas, ter convicção em suas prioridades permitirá reconciliar essas trocas quando as coisas ficarem difíceis.
“As pessoas pensam que você precisa ser altruísta para fazer esse trabalho, mas, na realidade, você e o mundo têm mais a ganhar quando você age de maneira prática. Compreender verdadeiramente o que é importante para você sobre o tipo de organização, causa, geografia e como o trabalho é feito ajudará você a restringir as oportunidades que são as melhores para você.”
“Concentre-se no que você pode oferecer e não no que você quer começar e lembre-se da paixão por si só não é suficiente.”
- Entre no Twitter!
Aliyah se inscreveu no Twitter quando começou sua busca de emprego. Ela usou sua conta para sua pesquisa e só seguiu organizações com as quais ela estava interessada em trabalhar potencialmente. “Os feeds do Twitter das organizações fornecem uma lista com curadoria de todas as coisas em que eles estão interessados”. A Aliyah recomenda seguir não mais de 20 organizações por vez, para que você possa acompanhar e manter o foco nas áreas, causas e posições pelas quais é mais apaixonado.
- Converse com pessoas com quem você normalmente não conversaria
A rede de Aliyah era toda do setor privado, então ela se viu precisando ir além das conexões existentes. “Foi fácil, porque as pessoas costumam perguntar o que você faz, o que me deu a oportunidade de dizer que estou realmente interessado no setor de empresas sociais e procurando algo nessa área. Você sabe algo sobre isso?” Na maioria das vezes eles conheciam algo ou alguém que poderiam me apresentar.
“Outra coisa que fiz nas conferências foi estabelecer objetivos específicos para conversar com palestrantes de organizações nas quais eu estava interessada como não sair até falar com pelo menos três novas pessoas”. Pode parecer bobagem, mas são etapas concretas que você pode executar para expandir rapidamente sua rede. “Achei muito difícil no começo, mas ficou mais fácil com a prática.”
“Responda a todas as chamadas que excitam seu espírito.” – Rumi
- Tenha sua jornada
Por último, mas não menos importante, tenha sua própria jornada e permaneça curioso. Se você ouvir algo que lhe interessa um pouco, pelo menos converse sobre isso, nunca se sabe aonde isso pode levar. “Se você desistir, é da sua própria aventura que está desistindo.” Cada ação que você toma é um passo adiante em sua jornada e, embora sua pesquisa possa não ficar mais fácil, você começará a ganhar impulso em uma determinada direção, com resultados tangíveis.
Você tem ideias adicionais sobre como navegar na busca de emprego no setor de impacto social?
Compartilhe com a gente por email [email protected] ou pelas redes sociais.
Deixe que os cursos da Acumen Academy sejam seu guia para identificar quais formas e cores podem ajudá-lo a criar sua obra-prima. Comece a introdução da sua carreira de impacto social conhecendo nosso calendário de cursos disponíveis, aqui.
Fonte: Acumen Academy