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27 de novembro de 2018O Brasil já consolidou a data iniciada no País em 2010 e que vai bem além da oportunidade para os varejistas faturarem.
Está no calendário uma das datas mais esperadas no fim de ano antes do Natal – em 2018 marcada para 23 de novembro. A Black Friday pegou no Brasil de jeito e vem ganhando cada vez mais impulso com o e-commerce. Apesar do berço “varejista”, quem atua com serviços e tem empreendimentos menores também pode aproveitar a data, seja para analisar a sua área de atuação e concorrentes, ou mesmo para vender e apresentar. Mais do que isso: a Black Friday é uma ótima oportunidade de se relacionar com seu público-alvo. “É o momento ideal para conversar com cliente como um amigo mesmo. Esse relacionamento humanizado é fundamental engajar os visitantes do seu site e deixar o consumidor da sua marca ou loja confiante para comprar de você e não do concorrente”, Ricardo Rodrigues, cofundador da Social Miner. “Dessa forma as empresas não ficam reféns da venda imediata e conseguem vender tanto antes, durante e depois do evento”, completa.
Por que apostar na Black Friday?
Alguns pontos valem ressaltar:
- Mobiliza muitos clientes online e na vida real;
- Há uma grande demanda de mídia espontânea em cima da campanha;
- Movimentou mais de R$ 2,1 bilhões em vendas no país em 2017;
- Estima-se um tráfego 195% maior no e-commerce este ano;
- Quem não é visto não é lembrado: onde estará sua marca nessa mobilização toda?
Mais de 30% das vendas geradas em e-commerce são originadas de clientes que já compraram anteriormente.
Dicas para o relacionamento com clientes na Black Friday
Para quem não vai fazer uma promoção direta de produtos, há algumas alternativas que podem ser úteis para aproveitar o marketing da data:
- Libere informações exclusivas do seu serviço como “ dicas”;
- Ofereça 1 dia grátis do seu serviço;
- Crie um voucher para que seu futuro cliente usufrua de alguma experiência em seu site, por exemplo.
Para quem vai participar ativamente, especialistas dão dicas importantes para firmar o relacionamento com o cliente que pode reder além da Black Friday:
- Engajamento de conteúdo: O engajamento contínuo de leads é efetivo para futuras conversões e isso é feito, em boa parte, através da personalização da comunicação. “Em estudos recentes, a Social Miner identificou que grande parte dos consumidores efetuam a compra meses depois de terem visto uma loja pela primeira vez. Na mesma lógica, aqueles que já eram clientes, também voltam para efetuar outra compra meses depois. E isso acontece, claro, quando realmente existe engajamento”, destaca Ricardo Rodrigues.
- Foco no SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente): A campanha acaba congestionando o SAC por dois motivos: dúvidas sobre os produtos antes da compra e para mais informações sobre a entrega. “Como naturalmente há mais pedidos do que o normal, faz-se necessário expandir o turno ou a quantidade de colaboradores envolvidos no processo”, sugere Felipe Dellacqua, VP de Vendas da VTEX.
- Mantenha o relacionamento além da Black Friday: Não pense que seu trabalho encerra quando cliente finaliza a compra. É preciso mantê-lo sempre próximo através da comunicação adequada e oferecimento de benefícios relevantes e exclusivos para, assim ele continuar comprando. “É a chave para o sucesso, não apenas na Black Friday, mas o ano todo. Diminuir os custos de aquisição do cliente é perfeito para seu negócio. Lembre-se: é mais caro conquistar novos clientes do que manter os antigos”, explica Ricardo Rodrigues.
- Amplie seu prazo de entrega: Esse é outro ponto que vai além da Black Friday e é fundamental para consolidar marca e clientes. Devido à demanda, é necessário planejar bem a logística de entregas, ampliando prazos de entrega com o objetivo de ter melhores margens para gerenciar seus processos até que o produto chegue consumidor. “O ideal é que este prazo seja estendido para a semana que precede a sexta-feira e, em alguns casos, para a semana seguinte, uma vez que cada vez mais lojas contam com ofertas que perduram por mais tempo”, sugere Felipe Dellacqua.
Agora aquela curiosidade: como surgiu a Black Friday?
Não à toa o nome é inglês, afinal foi nos “States” que iniciou a campanha. Não se sabe exatamente quando, há pesquisas que apontam vir desde a década de 60. Mas quem não se lembra de imagens das pessoas ansiosas e desesperadas nas portas das lojas americanas em matérias veiculadas mundo a fora há mais de 30 anos?
A tradição nos Estados Unidos começa após o Dia de Ação de Graças e marca a temporada de compras para o Natal. A sexta de promoção surgiu com a ideia dos lojistas incentivarem o consumo para sair do “vermelho” para o “preto” no caixa. E a expressão, diz ter surgido como gíria de policiais – pois engarrafava mesmo o trânsito. O que é mito? Aí eu não sei!
Para nós, compradores, só dou duas “Lidicas”(dicas da Lídia): acorde cedo e prepare o tênis (ou os dedos para os cliques!). Boas compras!