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31 de julho de 2018Freelancer é só gourmetização do ‘bico’ ou uma nova profissão?
3 de agosto de 2018Já parou pra pensar como é difícil tirar algumas ideias do papel sem aquela dica importante de alguém que, sabe mais de determinado assunto do que você?
Foi a partir daí que surgiu a ideia dos Workshops TIPs, feitos pela Pyx Network em parceria com a Impact Hub Curitiba no Open Project Night.
TIPs que significa DICAS em inglês, ou, no nosso nome em português: Tirando Ideias do Papel, foi feito pra vocês aprender de maneira rápida e prática algumas dicas que agregarão valor à sua profissão. Sempre com alguém que sabe muito do tema do workshop pra te trazer experiência e conhecimento da melhor forma.
Esse mês de julho conversamos sobre como conquistar novos clientes, como negociar com eles o seu produto/serviço de forma mais assertiva e criativa, conhecendo as suas características e as dele também, tornando a comunicação mais prática e objetiva.
Por onde começar???
Existem alguns pontos importantes para começar uma negociação com alguém, e pasmem, isso não é só pra fechar um negócio comercial pontual, mas em toda sua comunicação profissional, afinal, nossas atividades giram ao redor de diversos tipos de comunicação diária.
- Construção de relacionamento: Antes de querer negociar, conheça a pessoa, não se trata de coisas, e sim de seres humanos, com histórias, pensamentos, sentimentos. Não tente colocar o carro na frente dos bois, quando você entende que está conversando com uma pessoa antes de um cliente tudo se torna mais fácil.
- Análise a necessidades: cada cliente tem uma necessidade específica, e através do relacionamento com essa pessoa, você entenderá muito melhor o que ela realmente precisa, e o que você deve ou não oferecer.
- Construção das relações internas: Como você, sua empresa, seu serviço/produto, irão beneficiar de verdade esse seu cliente. Quais são os processos necessários para que mais do que atrair esse cliente, você feche negócio. Não tente vender algo que não existe de verdade.
- Geração de soluções criativas: Quando a gente entende que cada cliente é um ser humano diferente, mesmo que a gente ofereça um certo padrão de serviço, é necessário se adequar, criar novas soluções, pensar novamente no ser humano e não na coisa.
- Comprometimento com o sucesso do cliente: é aquela coisa, não joga o produto/serviço na mão dele e saia correndo. Vivencie todo processo com ele, se comprometa com o resultado mais do que palavras. Isso exige tempo seu, energia, mesmo que seu produto seja uma venda de meia hora em uma loja, torne isso uma experiência dos melhores 30 minutos do dia do seu cliente.
- Negociação: Com esses passos iniciais, com certeza você chegará ao nível de negociar, porque você construiu algo verdadeiro com seu cliente até aqui.
- Fechamento: Aquela hora mais feliz de fechar a venda, o contrato e dar aquele aperto de mão.
Ok! E como eu faço pra conhecer meu cliente?
Bom, entendendo quais são esses passos, é importante saber que nós, nos comunicamos de formas diferentes, e este é o primeiro passo pra estabelecer uma relação com alguém logo de cara.
Aí vai uma pequena ideia dos 3 tipos de pessoas que se comunicam:
- Visual: se preocupam bastante em como serão vistos, possuem memória fotográfica, gostam da apresentação visual de algo, focam no resultado, imaginam o processo todo na mente.
- Auditivo: são pessoas pontuais, calmas, lembram de tudo que é dito, gostam de argumentação segura e concreta, querem saber detalhes de todo processo, estão focados na real necessidade.
- Sinestésico: são inquietos, gesticulam muito ao falar, usam todos os sentidos, são emotivos, gastam tempo pra falar de algo e gostam de estimular as sensações e emoções.
Já se identificou? Viu como é fácil e rápido perceber como você se comunica?
Quando estiver conversando com as pessoas, perceba como elas interagem também.
Além da comunicação, o que mais?
Por último, além de entender a forma de se comunicar, também tem a forma como o cliente se comporta, que é muito importante para a forma como você vai negociar depois de atraí-lo. E aí tem aqueles clientes que sempre agem da mesma forma, ou, que depende do momento que ele está vivendo, os clientes são: Decidido, Indeciso, Apressado, Sem pressa, Comunicativo, Estrela, Agressivo e Negociador.Já deu pra imaginar um pouquinho como cada um deles se comporta certo?
Um último conselho, sempre lembre de utilizar verbos no infinitivo para mostrar ao seu cliente, os benefícios do seu produto/serviço pra hoje, sempre ouvindo atentamente ele primeiro para depois oferecer algo.
Gostou das nossas dicas?
Essa foi só uma palhinha do que aconteceu nesse workshop. Tenho certeza que você não vai querer perder o próximo, que já vamos te adiantar o tema que será sobre “Como Realizar um Atendimento Eficaz”.
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Escrito por: Vanessa Santos.