Hub Curitiba marcando presença em Seattle
21 de julho de 2016[Evento] Speed Networking Night
16 de agosto de 2016Fazer contatos com pessoas é uma prioridade para você? Já pensou na importância de ter um plano de networking? E como fazer networking?
Às vezes puxar assunto não é tarefa fácil, seja você uma pessoa introvertida ou extrovertida, é preciso saber o que fazer, como agir e o que falar. Criar uma rede de contatos excelente é algo que leva tempo, precisa de dedicação, energia e estratégia!
Você pode facilmente passar horas e horas fazendo novas conexões, mas se você não fizer algo com os novos contatos esse tempo investido acaba sendo perdido. Por isso é importante ter um plano de networking para saber quais são seus objetivos e o que é necessário fazer para conseguir aquele contato que você tanto quer. No final deste artigo você encontra um link para o download de um checklist que vai te ajudar a organizar seu plano de networking.
Quer melhorar seu networking? Então veja essas dicas:
1. Vá a eventos de networking sozinho
Sim, sozinho! É muito tentador ficar conversando somente com pessoas que você conhece. A peça principal aqui é conhecer novas pessoas. Portanto desgrude daquele seu amigo e converse com outras pessoas!
Aqui no Impact Hub Curitiba temos eventos periódicos de networking. Você pode participar como convidado de um Hubber ou fazendo sua inscrição. Fique de olho dos nossos eventos aqui no site ou assine nossa newsletter.
2. Lembre-se, você não é a única pessoa na sala que se sente envergonhado.
Você é daqueles que se sentem meio “peixe-fora-d’água” e ficam parados em um canto só observando? Aproveite para observar que mais pessoas devem estar como você! Converse com essas pessoas, diga como você se sente por não conhecer ninguém no ambiente. Duas coisas podem sair dessa conversa – 1, a outra pessoa pode dizer que também se sente assim e vocês começam uma conversa, ou 2, a outra pessoa pode conhecer alguém e começar a apresentar você para novas pessoas!
3. Elogie!
Quem não gosta de ser elogiado? Faça um elogio sincero ao começar uma conversa, como por exemplo “Eu precisei vir falar com você porque adorei seu _______ (sapato, cabelo, palestra, etc.), você precisa me dizer onde comprou/como fez”. Além de ‘quebrar o gelo’ logo no início, você vai deixar a pessoa mais solta e aberta para conversar com você. Mas lembre-se – seja sincero!
4. Ouça mais, fale menos.
As pessoas adoram falar sobre o trabalho delas, suas vidas, suas conquistas. Seja a pessoa que vai ouvi-las! Você também pode contar suas histórias, falar de você, mas se o assunto faltar – ouça. Conheça melhor os novos contatos que está fazendo, aprenda com eles e interaja.
5. Tenha uma apresentação preparada.
Separe em tópicos tudo aquilo que faz você fabuloso. Agora fale sobre estes tópicos de maneira informal. Falar sobre você mesmo é mais fácil quando sua energia está focada no que você precisa falar e não em como introduzir essa conversa. Lembre-se que seu pitch deve ser sobre você e falar sobre seu trabalho será um consequência da conversa.
6. Faça o follow up.
Não deixe a conversa acabar! Faça um comentário as redes sociais, conecte-se online com esta pessoa ou envie um email falando como foi boa a conversa que tiveram e dê continuidade. Marque aquele cafezinho para alinhar as ideias que surgiram no bate-papo inicial.
7. Aprenda!
Fazer networking pode ser mais fácil para algumas pessoas, mais complicado para outras. O fato é que precisamos sempre desenvolver nossa comunicação e empatia para gerar contatos cada vez melhores. Aprenda mais com esses TEDs:
How to Have a Good Conversation
Talk to Strangers
The Surprising Secret to Speaking With Confidence
Why You Should Talk to Strangers
How to Engage in Better Small Talk
No mundo dos negócios, seu valor não é determinado pelo tamanho dos seus sonhos, pela quantidade de dinheiro que você tem, quantas pessoas estão na sua equipe ou a quantidade de clientes que tem. Seu valor e quanto você vale é determinado pela sua rede de contatos – com quem você está conectado e quem está ao seu alcance. Suas habilidades também não fazem sentido se você não tiver com quem compartilhar!
Clique aqui para fazer o download do checklist que preparamos para que você possa planejar melhor suas ações de networking.
Amplie sua rede e bons negócios!