Entenda a diferença entre negócio social e ONG
19 de março de 2018Sala privativa em Coworking ou escritório próprio? O que o seu negócio precisa nesse momento?
2 de abril de 2018O trabalho remoto é uma das modalidades que mais cresce no mundo e tem vantagens e desvantagens. Descubra se você está sendo produtivo ao trabalhar em casa.
Em tradução livre, home office é trabalhar em casa. Até 2016, o Brasil tinha 11 milhões de pessoas atuando neste sistema, segundo Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades. Com o aumento de atividades via internet e a regulamentação dele na Reforma Trabalhista brasileira, a previsão é que até o fim de 2018 esse número dobre.
Mesmo com todos os benefícios, entre elas estar perto dos filhos, fazer seu horário, economizar tempo com deslocamento, etc., há também uma grande preocupação, tanto para quem executa quanto para quem coordena, quanto a produtividade no home office.
Aproximadamente 70% dos profissionais que trabalham de casa dizem não conseguir executar a tarefa como o desempenho que esperam. Desse total, 43% apontam dois motivos principais: não ter o mesmo nível de entendimento por telefone ou vídeo ao receber uma demanda e a falta de troca de experiências e ideias com colegas no escritório. A pesquisa foi divulgada pela Steelcase.
Para muitos especialistas em Carreiras e Negócios, o perfil pessoal e fatores externos como o ambiente profissional, por exemplo, são determinantes para alavancar a produtividade. Que tal avaliar o seu trabalho remoto? Listamos alguns pontos que devem ser considerados para pensar sobre a qualidade do seu home office:
- Receio na tomada de decisões: Se você exerce uma função ou uma carreira que exige decidir coisas importantes, em curto prazo, e isso têm gerado estresse, fique atento. Estar sozinho dificulta ainda mais ter essa agilidade em buscar respostas. Em um local com outros profissionais, ou no próprio escritório, você pode trocar experiências e informações, tirar dúvidas e entrar em contato com detalhes técnicos para balizar suas decisões;
- Bloqueio da criatividade: Trabalhar em casa deixa você numa rotina com as mesmas pessoas que não falam do mesmo tema e sempre no mesmo lugar, o que gera chamado isolamento profissional. Isso pode gerar o bloqueio de ideias. Quem trabalha com projetos criativos precisa vivenciar situações, conversas e outras experiências que possam gerar insights para criatividade fluir;
- Atraso nos prazos de entrega: Se tem ocorrido com frequência, atenção máxima a esse ponto. Existem perfis profissionais que precisam sair de um espaço físico domiciliar para, de maneira até inconsciente, compreender que estão em trabalho. É como se o cérebro precisasse entender visualmente essa informação para entrar em ação e se concentrar. A dificuldade ao aderir a nova forma de atuar pode estar relacionado há anos em um mesmo sistema de trabalho e a falta de disciplina, que deve ser redobrada quando se trabalha em casa;
- Dificuldade em estabelecer uma rotina: Tem gente que não acredita, mas estudos como da própria Steelcase revelam que muita gente aumenta as horas de trabalho no home office. Isso se deve a dificuldade em se concentrar, a divisão da atenção com as interferências de problemas domésticos e indisciplina em seguir uma rotina, com horário certo para começar e deixar de trabalhar;
- Perda da privacidade: Em alguns casos, clientes acabam procurando por seus serviços fora do horário de expediente ou nos fins de semana, justamente por saber que o seu local de trabalho fica em casa. Isso também afeta a produtividade já que é preciso ter momentos de lazer e descanso para oxigenar as ideias e repor energias para, no dia certo, exercer as atividades com qualidade.
Home office não é apenas trabalho em casa
A própria Consolidação das Leis do Trabalho ( CLT) descreve o home office como qualquer trabalho feito fora das dependências da empresa, que não seja considerado trabalho externo. Os critérios estabelecidos via contrato é que definem como será essa relação.
Há alternativas para conquistar mais produtividade no home office que não estão relacionadas a abolir a atividade, mas em ajustá-la. Entre elas estão:
- Espaço de trabalho: Monte em casa uma estação de trabalho confortável e que gere a sensação de um ambiente profissional, com disponibilidade de telefone e outros recursos que o ajude a desempenhar sua atividade;
- Agende atividades fora da rotina: marque reuniões no seu próprio escritório em casa, ou visitas semanais em dias fixos nos clientes ou na empresa para qual você trabalha. Além de ajudar no network, permite você quebrar a rotina, se manter informado das necessidades do mercado e respirar novos ares;
- Coworking: A opção sai mais barato que montar um escritório privado e você ainda elimina a preocupação e o gasto para manter a estrutura. Também pode optar em ir apenas algumas vezes na semana, somente para atender clientes, fazer ações pontuais como reuniões e treinamentos, por exemplo, ou cumprir uma agenda. Isso gera mais concentração e organização, além de mais network ao entrar em contato com outros profissionais.
Quer saber mais? Leia o artigo “Produtividade: saiba como ser mais produtivo” e venha conhecer os espaços inspiradores do Impact Hub Curitiba que podem ajudar a acelerar suas metas profissionais.