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14 de outubro de 2019Esse é um artigo da série Hub on the Road, produzida pelo mexicano Harold Pantoja.
Confira o primeiro conteúdo da série: Veja bem-vindo aos centros de Impacto da América Latina!
Caminhando pelos Impact Hubs da América Latina podemos encontrar diversos programas e iniciativas que incentivam negócios de impacto e no Impact Hub México DF, não é diferente. Eles fornecem uma ferramenta muito importante para expandir negócios e aumentar o impacto da comunidade local por meio de 5 dicas, que agora você também vai poder seguir e aplicar em seu projeto.
Dizem que o primeiro estágio de um empreendimento com impacto contém muita emoção, paixão e motivação para resolver um problema existente na sociedade. Passando pela ideia, criação de um protótipo do produto ou serviço e depois, claro, testando para ver se realmente funciona. Após esse passo, é importante tornar esse negócio escalável, e aí vem o grande desafio dos empreendedores de impacto. Mas não se preocupe, siga as 5 dicas do Impact Hub México DC e aumente o impacto do seu negócio.
DICA 1.
Conheça seu cliente: é muito importante saber quem é seu público-alvo. O que ele gosta de fazer, onde ele compra, o que ele pensa sobre seu produto ou serviço e que tipo de serviço pós-venda você pode oferecer. Para saber tudo isso, você pode fazer entrevistas, pesquisas e grupos focais para entender o comportamento do seu cliente ideal. Muitas vezes, os empreendedores fazem isso durante o período piloto, mas é muito importante continuar se conectando com o cliente e usar o que aprendeu para planejar sua estratégia de crescimento.
Pessoalmente, acho um ponto muito importante, pois muitas vezes você já tem um bom produto/serviço, mas o grande problema é não ter um cliente bem definido. Isso acaba se torna um problema, já que assim você não tem a persona que vai receber sua comunicação e a oferta do negócio.
DICA 2.
Use a tecnologia para monitorar suas vendas: a estratégia de crescimento que você faz e suas projeções financeiras são geralmente baseadas em premissas de vendas. Para atingir seus objetivos, é importante seguir de maneira atual os dados de suas vendas, a eficácia de suas estratégias de vendas e marketing, a lealdade de seus clientes e quanto custa para adquirir um novo cliente. Foque em uma ferramenta tecnológica (CRM) que te ajude a gerar um pipeline e converter para um em pipedrive.
Como sabemos, hoje o uso da tecnologia não é mais algo especial, já é algo essencial. Se você não se atualiza com as questões tecnológicas, fica obsoleto e não poderá competir com o mercado que está apostando, cada vez mais, no uso da tecnologia.
DICA 3.
Pesquise e mantenha alianças estratégicas: além de se concentrar em gerenciar sua empresa, como líder, é importante se posicionar no ecossistema e fazer alianças estratégicas importantes para seus negócios. Por exemplo, se você trabalha de maneira sustentável, é interessante estar ao lado de designers, revistas, canais de comunicação e até marcas com grande influência local. Você também deve ter uma rede de mentores que possam te apoiar e auxiliar quando precisar, além disso, essa rede dá um peso maior ao seu discurso em frente aos investidores.
Esse é um dos pontos mais importantes, é sempre bom estar em contato com pessoas da área em que você atua, manter alianças estratégicas para a produção, distribuição e colocação de seu produto ou serviço.
DICA 4.
Planeje suas necessidades de capital humano: Como parte de sua estratégia de crescimento, é importante planejar quantas pessoas e quais perfis você precisa para atingir as metas. A princípio, é importante minimizar o que você gasta em salários e talvez procurar por fontes de capital humano gratuito. Por exemplo, estudantes universitários que podem fazer um estágio em sua empresa, como estágio voluntário. É importante reconhecer que você nem sempre pode depender de capital humano pro bono, quando você estiver expandindo sua empresa, chegará a um ponto em que definitivamente vale a pena investir em uma boa equipe e crescer ainda mais sua empresa.
Sua equipe de trabalho precisa ter perfis diferentes e que se complementam, pois cada pessoa terá uma função e responsabilidades, assim a empresa consegue seguir e funcionar da melhor maneira possível, maximizando a experiência do capital humano.
DICA 5.
Avalie seu impacto de maneira enxuta: em um negócio de impacto, é importante focar em seu impacto e em suas vendas. Desde o início, identifique as métricas que melhor refletem seu impacto e que são mensuráveis sem altos custos. É interessante colocar sistemas de medição e análise de impacto em suas operações diárias, pois você pode usar esses números para fazer pequenas alterações em seu modelo, facilitando o aumento do impacto. Além disso, essas informações serão muito importantes para seus apoiadores e investidores.
Esse ponto é outra das ideias-chave para medir seu impacto, pois dessa maneira você percebe o que está realmente fazendo e o que está fora do controle ou estagnado, e assim consegue melhorar suas suas operações.
Essa foram as dicas que o Impact Hub Mexico DF compartilhou com a gente e que podem ajudar a expandir seus negócios e aumenta seu impacto. São estratégias podem fortalecer e ampliar seus projetos. Coloque em prática e nos conte os resultados gerados.
Lembre-se que a série Hub on the Road continua pelos Impact Hubs da América Latina e no próximo artigo trarei um pouco mais sobre as incubadoras do Impact Hub Bogotá. Fique de olho.
Hasta la vista! #HubOnTheRoad